Três coisas que costumam dizer...

Escolhi três coisas que o povo diz e que nem todos conhecem a procedência, direi o que sei, o que aprendi ao longo da vida;

1)- " Agora Inês é morta", aqui se refere a história de Inês de Castro, narrada na obra maior " Os Lusíadas", de Luís Vaz de Camões, quando através do navegador Vasco da Gama, ocorre a narrativa da história portuguesa de 1355, onde o rei D. Afonso IV, pai do príncipe D.Pedro , manda matar a amante do filho, Inês.

O filho inconformado, a coroa mesmo assim, depois de morta , fazendo seus súditos se curvarem diante da rainha. ( Isto é uma lenda ), não existem dados reais sobre o fato.

2)- "Pai ou mãe coruja ", na verdade se referiam apenas ao pai, "o corujo" por assim dizer, que é conhecido na natureza como um dos pais mais cuidadosos que existem, um verdadeiro exemplo de cuidado com as crias. Os anos se passaram e a origem se perdeu, atribuindo-se também a mãe, que não deixa de ser uma excelente mãe, as corujinhas passam muito bem .

Quanto a esta origem tenho absoluta certeza, por muitos anos se falou apenas; "Pai coruja".

3)- Agora o mais conflitante e discutido ; " Céu de brigadeiro". Quando eu ainda era um jovem estudante, uma das professoras nos falou à respeito disto, me lembro bem..." Céu de brigadeiro em razão das muitas estrelas, tantas quanto a farda de um brigadeiro ", atribuindo ao poeta Drummond, tal comparação.

O tempo passou, e muito, e um dia as pessoas passaram a se referir ao céu azul e dia claro como " Céu de brigadeiro", porque seria desta forma o mais favorável para voar. ( Faz sentido).

Honestamente acho que se no passado era referência a noite estrelada, fazendo um grande sentido, o que dizem hoje também o faz, paira no entanto a grande dúvida, e pelo calendário ainda fico teimosamente com a primeira.

A tudo isto chamam de cultura inútil como comentei com colegas no Face, então pergunto; O que é cultura útil ? Acho que tudo é conhecimento, mesmo que bem poucas coisas movam a roda.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 01/03/2017
Código do texto: T5927318
Classificação de conteúdo: seguro