507 anos de corrupção?

Sinvaldão é do tipo que se mantém equilibrado na entre safra da política, mas que não resiste a se anunciar candidato nas proximidades de alguma eleição, mesmo que não o seja. Já foi “candidato” a prefeito, senador e agora “disputará” o cargo de presidente deste vasto país. Como estímulo tem a cumplicidade de alguns gozadores de plantão, que lhe preparam pesquisas e até criam legendas partidárias. Não sei se é Silvaldão que embarca na deles, ou eles é embarcam na do Sinvaldão.

Nas portas das escolas o “candidato” costuma armar palanque, com um banco de madeira, que em algumas ocasiões carrega a tira colo, e seu discurso é perfeito daqueles prosélitos políticos, que desembainham discursos repletos de promessas difíceis de serem cumpridas. Já tem escolhido o seu secretariado embora nenhum dos titulares tenha confirmado s aceita ou não o cargo. Escolhe pela cara!

Eu, jornalista, já sou o escolhido para assessor chefe de imprensa, por isto até estou a torcer para que Sinvaldão seja eleito presidente. Afinal ele, embora com problemas mentais, tem mais estudo que Lula, a única coisa em comum com o presidente é a obsessão pelo cargo presidência! Os discursos inflamados, mesmo que saídos da boca de um freqüentador dos centros pisco sociais, trazem algumas realidades. Parece discurso petista cheio de soluções!

Bom aprendiz, Sinvaldão aprendeu aquela cantilena da então oposição, quando buscando a eleição dos seus candidatos repetia “Brasil 500 anos de corrupção”. Uma conta que me deixa dúvidas, pois alguns “ídolos” dos partidos das bases proletárias governaram o país e alguns estados, e já tiveram vez e voz em grandes decisões. Será que também foram corruptos? Devem ter sido ante ao apelo do jargão de campanha!

Pois um dia destes, no aproveitamento de um feriado em que havia um ajuntamento de pessoas na praça, Sinvaldão puxou um caixote vazio e sobre ele iniciou um discurso: “Não é possível que os 500 anos de corrupção...” e foi interrompido por um dos que o assistiam, e que o lembrou: “Estamos em dois mil e sete...” O “candidato”, refletiu e atualizou o discurso: “507 anos de corrupção...” Pronto, agora até Governo Lula é corrupto!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Seu Pedro é o jornalista Pedro Diedrichs, editor do jornal Vanguarda, de Guanambi – Bahia, e se tivesse nascido há dez mil anos atrás, testemunharia os 507 anos de Brasil, sabendo se só são 500 ou só 07 de corrupção!