A TV aberta é uma TV fechada.

                     Parece um paradoxo , mas não entendo que o seja. A TV aberta "emburreceu" de tal forma que hoje não conseguimos assistir quase nada que preste.
                     A TV aberta é uma TV fechada , de mente fechada , que só visa dinheiro, há muito que desprezou a cultura, como se divertimento e saber não pudessem ser aliados.
                     A antiga TV Excelsior ( Canal 9), nasceu e morreu durante os anos da ditadura militar, "a mataram". Durou exatos dez anos, de 60 à 70, e quando o jornalismo começou a se destacar incomodou o regime militar, caçando o Jornal de Vanguarda através do AI-5, o Ato Institucional que calava a voz da imprensa, durante o governo do Costa e Silva. Depois disto , um misterioso e mal explicado incêndio e o início agonizante da falência,  não conseguindo se levantar.
                    Hoje há uma tentativa (ainda tímida), do resgate aos valores anteriores à ditadura, e o empresariado junto ao governo tenta trazer a Excelsior novamente. O populismo do governo atual pega tudo o que puder lhe trazer simpatia do povo, então viu com bons olhos essa inserção. Realmente poderemos ter novos canais, o que acho muito bom, desde que não caiam na vala comum.
                    A Band, que tem uma equipe de jornalismo séria e competente, está votando contra essa iniciativa, o que muito me surpreende, criticando com firmeza e poucos argumentos a esse projeto. Seria medo de mais uma concorrência ? Pouco provável, pois temos poucos canais no Brasil, e só a Globo parece realmente muito rica, com ligações exteriores.
                    Um pouco mais atrás parece também haver uma fagulha para assoprar a antiga TV Tupi, e ao que parece esse negócio de televisão é de fato muito interessante, um veículo que entra com seus milhares de produtos nas casas das pessoas, e vende de tudo, pois a carência e o sonho fazem parte da essência humana.
                    Como diz o poema dos argonautas: "Navegar é preciso, viver não é preciso".
                   
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 04/09/2017
Reeditado em 04/09/2017
Código do texto: T6103952
Classificação de conteúdo: seguro