Entradas e Bandeiras.

          As "Entradas" eram financiadas pela Coroa Portuguesa, e as "Bandeiras" por comerciantes , ambas buscavam riquezas, mesmo que digam o contrário, só que sem o desbravamento das matas seria impossível achar alguma coisa.
          Quando garoto , no 'Grupo Escolar", lembro que pintavam os bandeirantes quase como heróis, e sabemos muito bem que eram uns "filhos das p...", de marca maior, escravizavam os índios, estupravam, queimavam aldeias em genocídios,  invadiam missões jesuítas...como se tudo justificasse a exploração de riquezas, o objetivo final ?!
           Hoje, muitas rodovias paulistas tem nome de bandeirantes ; Raposo Tavares, Fernão Dias, Anhanguera...pois afinal , eles traçaram rotas saíndo dos rios, no seus rastros nasceram aldeias, vilas...o mal também planta o bem, mesmo sem querer, é inerente , assim como nascem as margaridas do campo.
            Me lembro que gostava mais do Manoel de Borba Gato, devido ao nome , o imaginava pela floresta acompanhado do seu gato, e era pintado com botas enormes, "chapelão" de couro, e um trabuco . Era genro de Fernão Dias Paes, e devia levar umas broncas da sogra: " Outra vez levando o velho para mal caminho ?", ou " Vê se não vai me perder essa mula velha !".  Borba Gato tem uma enorme estátua em Santo Amaro-SP, já passei muitas vezes por lá, é revestida de pequenos ladrilhos, típico dos anos 50/60, e às vezes amanhece pixada.
             O "Anhanguera" se chamava Bartolomeu Bueno, o apelido significava 'Diabo velho", porque para impressionar os índios ele ateou fogo a uma bacia de alcool, iludindo os nativos que pensaram que ele tinha o poder de queimar as águas. Deveria se chamar de " O Ilusionista".
             Pelo sim ou pelo não, ficaram na história, heróis e bandidos, dependendo do ângulo como os vemos, afinal que história é feita de justiça ?
             Será que é melhor ensinar a história às crianças, romanceando-a ?
             Os livros didáticos carregam a obrigação de difundir o amor à pátria ?
             Com quantas mentiras se faz uma verdade ?
             Deixo aqui para os colegas, estas indagações, tenho minhas próprias respostas, e vocês ?
          
      
 
    

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 12/09/2017
Reeditado em 12/09/2017
Código do texto: T6111734
Classificação de conteúdo: seguro