Mais suecas e dia 23, a pedidos

Bom dia meus 23 fieis leitores e demais 36 que de quando em vez passam por aqui para fazer um pedido literário. Meus fieis Dartagnan e Simone Moreira pediram, respectivamente, mais suecas e sobre o alinhamento planetário do dia 23 (amanhã), que aliás, vocês sabem que é o nosso número.

Buenas, AS SUECAS continuam uma maravilha Dartagnan, seja na primavera que começa hoje aí no Hemisfério Sul ou no outono que inicia amanhã aqui no Norte. A Agnetha, esposa do Henrik, da qual falei de passagem aqui na semana passada, por exemplo: uma quarentinha E S P E T A C U L A R. Com todo o respeito, claro. Ela tem esse nome em homenagem a cantora do ABBA. Típica sueca: loira de olho azul. Indo provoca comoção, vindo, encantamento. Com todo o respeito, claro. E, não bastasse isso, ainda é culta, fala cinco idiomas, além da língua natal: inglês (que quase não conta, pois 90% dos suecos falam inglês), alemão, espanhol, português e francês.

O português dela é com bastante sotaque, obviamente. Já o francês da Agnetha... Tem de ver o biquinho que ela faz falando "bonjur", "ça va". Parece música. Com todo o respeito, claro. A Louise ficou reinando comigo durante o churrasco, porque fiquei falando pra ela sobre o Grêmio e ensinando a forma correta de se pronunciar o nome do time: não é oxítona (GremiÔ), como no biquinho francês, mas paroxítona (GrÊmio) brasileira. Bobagem da Louise, coisa de norueguesa implicando com sueca.

Bom, com relação ao ALINHAMENTO DO DIA 23, minha querida Simone Moreira (louco de saudade de ti), aqui tu mandas, não pedes, eis que o 17h19min é em tua homenagem. Tenho a dizer que ele começou dia 20, conforme a imprensa especializada no assunto. Logo, não tem nada a ver conosco e com o nosso 23.

Aconteceu alguma coisa de mais no dia 20? Por aqui não. E aí no Brasil? Então, só tenho a dizer o óbvio ululante sobre isso e que consiste na mais pura verdade: os planetas se alinharam dia 20 de setembro em homenagem à data magna da independência do Rio Grande do Sul ("Foi o 20 de Setembro, o precursor, da liberdade") e para assistir a vitória do Grêmio sobre o Botafogo RJ, na Arena, valendo vaga para a semifinal da Libertadores da América. Foi isso. Fato. Não podemos esquecer que o céu é azul como o Grêmio, né?

Um grande abraço para vocês e até sexta que vem.

-----

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina

Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 22/09/2017
Reeditado em 24/09/2017
Código do texto: T6121601
Classificação de conteúdo: seguro