O vendedor de cocadas.

Um dia destes passou por mim um vendedor de cocadas, não sou chegado a doces, mas me veio um saudosismo besta , me vi ainda menino na porta da escola, o pensamento saltou como um raio, e lhe perguntei :

- Quanto custa a cocada morena ?

- Cobro todas a r$ 3,00; tem de maracujá, leite condensado...

- Me dá uma ! - Tinha uns trocados no bolso, nem precisou troco.

- Custava r$ 2,50 mas o coco subiu e tive que aumentar.

- Entendo ! - Sorri e agradeci, sem comentar, afinal era só uma cocada e parecia gostosa.

Depois fiquei matutando, coisa de quem trabalhou com planilhas e contas por muito tempo, é espontâneo nem dá para segurar o raciocínio, e fui pesquisar o aumento do coco : 18% , que sejam 20%, vá lá.

Poxa, se o custo de uma cocada é feito de ; mão de obra, lucro, coco, açúcar, o gás, leite , água...menos impostos ( um vendedor de rua não paga), e ele aumentou 20%, calculou errado, pois pela participação do coco em uma planilha não passaria de 5%, sendo assim ele aumentou a sua margem de lucro por conta do bendito coco.

Ri de mim mesmo, o que a vida havia feito de mim, das minhas bobagens, rsrsss...é claro que isso não tinha a menor importância, o pobre homem nem deveria saber dessas coisas...Depois pensei que isso acontece com grandes comerciantes, e aí o bicho pega, cansei de ver e discutir assuntos assim quando trabalhava em empresa grande, e dá uma briga boa.

O lobo perde o pelo mas não perde o vício !

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 04/10/2017
Código do texto: T6132589
Classificação de conteúdo: seguro