Em trova conhecidídíssima, trovadores trocados


19/08/2007 12h26
Em trova conhecidídíssima, trovadores trocados


Imagem:Foto antiga (de 67 ou 68), recuperada por meu filho Allez Pessoa.quando, nos Anos 60, eu presidia a UBT em Juiz de Fora, com o trovador (já em outra dimensão), Manoel Martins de Oliveira Costa no episódio cito em "Trovas, pequenas Notáveis", capítulo abaixo).


Recebo esse recado, pelo Site do escritor(http://www.clevanepessoa.net/blog.php):

***MENSAGEM DE VISITANTE ENVIADA PARA O SITE DO ESCRITOR***

De: Maurício Norberto Friedrich
E-mail: mnf_ubt@globo.com
IP: 189.26.2.60

Assunto: Autoria de trova.

Mensagem:

Caro Clevane Pessoa.
Li em seu site a autoria da trova \"Eu vi minha mãe rezando...\" como sendo de Belmiro Braga poeta mineiro. Entretanto tal trova está publicada aqui em Curitiba e ninguém contesta(eu tenho esta publicação), como sendo de autoria de Barreto Coutinho, Trovador nordestino, médico , que aqui atuou e foi um dos fundadores de nossa UBT em Curitiba. Seria interessante revermos este caso. Ainda temos como nosso membro atuante de nossa UBT, o Trovador Prof. Orlando Woczikoski , que conviveu com Barreto Coutinho.
Deixo-lhe um grande abraço.
Maurício Norberto Friedrich - Presidente da UBT - Seção Curitiba -2007/2008


(Se não quiser mais ser contatado através do seu Site do Escritor, acesse a página de Configurações da Escrivaninha e desative a seção de Contato)

A trova em questão:

"Eu vi minha mãe rezando
aos pés da virgem Maria
-era um santa escutando
o que a outra santa dizia."

Autor:Barreto Coutinho




Quem me conhece, sabe que, há anos, faço a campanha pelos autores
"Campanha pelos direitos autorais:engrosse este rio"

Pois cometi esse engano, sinalizado logo depois (em 2005)l pelo premiado trovador, poetamigo A.A.Assis, de Maringá, PR.
Logo, corrigi onde pude alcançar e acabo de descobrir que, neste próprio blog, contiounou sem correção.
portanto, anote :a trova em questão , é de Barreto Coutinho, médico de origem jordestina, radicado no Paraná.


Muito agradeço ao presidente da UBT /Cutitiba pela chamada.

Um abraço cordial,de domingo, para os trovadores.E se todos ficassem assim ligados, não haveria tanta trova "sem pai' por esses brasis!

clevaneplopes@yahoo.com.br
Clevane

Confiram, então:


Prezado Mauricio:essa trova é mesmo de Barreto Coutinho.Em minha juventude, ouvi-a e lia-a sempre com a autoria do mineiro Belmiro Braga, quando chegamos a Minas.Quando escrevi o primeiro livro da série "Trovas , Pequenas Notáveis', editei com a autoria que eu acreditava ser.Nosso amigo, o premiado A.A.de assis, lembrou-me que já haviam descoberto-e quando- o autor verdadeiro .Eu havia esquecido.
presidi a UBT de Juiz de Fora, nos Anos 60, a convite de Luiz Otávio, fui casada com trovador e escrevia em jornal.No final dos Abnos 80, casei-me ´novamente, com engenheiro.E haja mudança pelos brasis, fiquei mais dedicada à profissão de psicóloga (em consulóírio e serviço público), então, parece que esqueci sobre Barreto Coutinho ser o verdadeiro autor.Eu sabia centenas de cor, com os respectiva autoria.
Bem , com a chamada de Assis, mandei para o webmaster a corrigenda e procurei corrigir onde havia o engano, por isso, muito agradeço se voc me disser onde encontrou o erro, para que eu providencie a correção.
Escrevo muito e os textos se espalham, até nom meu pp blog, que tem mais de dois mil (acho) textos e mais de 105 mil leitores, pode estar em alguma página, ainda o equívoco.
Se o amigo trovador , pf, lembrar onde encontrou , mande me dizer (eu, de minha parte, pesquisarei em sites de busca).
Sou nirdestuna, radicada em mInas, portanto, não há bairrismos, apenas um engano.
E, por favor, envie-me suas trovas, senhor presidente e de trovadores da UBT/Cutitiba.Sempre estou a divulgar as "pequenas notáveis' e, crei-ma, a autoria, para mim , é sagrada.
De qq forma, aos sessenta anos, tendo morado em muitos brasil e convivido com tantas pessoas, acabo descobrindo não ser perfeita, ouseja, todos nós somos sujeitos a lapsos.
E vou escrever uma página sobre seu recado, postar no blog e no Recanto das Letras e lhe enviar.
Agradeço o zelo por nossos autores.
Cordifraternlmente:
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Poeta Honoris Causa pelo Clube VBrasileiro de Língua Portuguesa, para oito Países luisófonos.

PS:

"A trova é uma criança
que de colo em colo vai...
Quanto mais glçírias alcança,
menos lembramos do pai"

Ando em busca do autor dessa...

Olha, acabo de pesquisar no Google, algo que escrevi e onde menciono Belmiro, no lugar de Barreto (amos com a letras "B")...Seria o moticvo inicial da troca, entre os troavadores?).
Vou tentar chegar à pg do blog e corrigirei.

Confira, pf, amigo;



:: Todos > Artigos


Trovas,Trovas,Pequenas Notáveis-E Salve o Dia do Escritor!
Hojé é o nosso dia!No Egito antigo,os escribas tinham um status merecido...Séculos depois,lutamos bravamente pela profissão de escritor...Por espaço!Felizmente existem agora sites como aqui,O Recanto das Letras,e outros maravilhosos,que não citarei todos por temer esquecer algum,mas neste momento homenageando os que sempre me acolheram(em qualquer ordem) e apenas o nome de sues sites:
Jacira Ribeiro:Jamulher
Magriça:Notívaga.fora-do-ar,que pena!
Ana pelluso:Oficina de Idéias
Patrick:Recanto das letras
Leila Miccolis e Urahcy Faustino:Blocos On Line
Agostina Akemi sasaoka:Garganta da Serpente
Soares Feitosa:Jornal de Poesia
Vânia Moreira Diniz:Vida Nascente e VMD
Luiz Alberto Machado:Vida nascente,Tataritatá...
Karin e Henri:Sokarinhos
Elisabete Misciasci e Luciane Maccario:Informativo Aqui Tem Arte
Carlos Leite Ribeiro e Lourivaldo Perez Baçan:CEN(Cá Estamos Nós)
Paola Caumo e Jorge Humberto:Delírios Plurais...
Olga Kapatti:Stationaria
José Geraldo Neres Palavreiros
André Ribeiro Leite:Direito & Poesia

Amanhã complementarei essa lista de pessoas ,webmasters maravilhosos,a quam aplaudo,pois em vez de locarem apenas seus textos,hospedam centenas de Poetas...
Clap*clap*clap
E agora,trancrevo de meu blog,a série de relembranças e comentários a respeito de trovas:

Trovas:Pequenas Notáveis(I)

Algumas pessoas menosprezam o trovador,por serem,as trovas,de fácil memorização:rimas cruzadas,versos septissílabas.Porque os repentistas (em geral nordestinos),vão fazendo emboladas ao som de violas e sanfonas,associam trova a popular.Isso,de per si,um elogio:somente assim,o povo menos letrado,conhece Poesia.E que poesia há nos simples!Já lerem Patativa do Assaré?
Pois saibam os não trovadores,que nós amamos a trova.Acho mesmo que trovador,nas ce trovador.O que não significa impossibilidade de se aprender a trovar.O trovador Nilson Pereira,ao criar o grupo "Trovadores Cibernautas" e a "Escola Tropo",propôs que os mais experientesensinassem os menos.Destes ,muitos Poetas maiores,demonstraram certa dificuldade em entender,por exempo, a métrica.O mestre Nilson mandava regrinhas,criava exercícios em rodadas,de quadras,trovas,sextilhas.E como era gostoso!

Imagine o poeta dizer TUDO que precisa em apenas quatro versos.Claro,hoje existe o Poetrix,de apenas trinta sílabas e o Duplix,mas sem necessidade de rima.Um desafio dizer tudo em tão pouco.Como os haicaistas,fazem maravilhas com 5,7 e 5 sílabas em três versos.Nos jardins dos imperadores japoneses,havia festivais lindos de haicais,onde um poeta respondia ao haicai de outro...

Em meu livro "Orvalho",que fiz primeiro no PPP(Projeto Poesia no pano) e depois o Baçan,do CEN,fez como livro eletrônico,colocou-o na Biblioteca Virtual do Cá Estamos Nós,Portal Brasil-Portugal,conto a história do haicai,falando de Basho e de Lady Nijo,dama da corte japonesa que fazia tercetos incríveis.O prefácio é da Poeta mineura Yeda Prates Bernes,muito premiada,autora de vários livros(mandou-se seu "Cantata",o último,do qual falarei em breve),entre os quais "Grão de Arroz",grácil e leve,fez o prefácio.
Assino-o como Haruko(Primavera em japonês-"Haru"),nome que me foi dado aos doze anos,por Mikio Kawai.
Voltando às trovas:aprendi-as com meu avô,Luiz Máximo de Araújo,velho jornalista paraibano,repentistasonetista, trovador.Ensinou-me a métrica, a rima.Para mim,aos sete anos,uma atividade lúdica.Um jogo de encaixes.De trovas,escrevi Pana-Paná,Chuva de Trovas,também no PPP e como livro eletrônico,na biblioteca cita,no site do CEN.

Há pouco,postei a revista virtual "Trovamar",da Gislaine Canales. Logo no alto,há uma brasão com uma rosa.É o símbolo do trovador,sugestão do Luís Otávio,chamado "Príncipe dos Trovadores Brasileiro".O que,os anos 60,gerava certa polêmica,pois diziam que,como tal,ele se auto-intitulara .De minha parte,achava-o com modos de Príncipe.Eu,mocinha,recebi-o sensibilizada,em casa de meus pais.Rosado,grisalho,foi me pedir que assumisse a presidência da Ubt(União Brasileira de Trovadores)de Juiz de Fora.Com a ousadia da juventude,aceitei.Há pouco tempo,perguntei a meu amigo Hegel Pontes,trovador muito premiado,porque me escolheram,no meio de magníficos trovadores da cidade.Ele revelou-me que,à época,existiam uitos grupos querelantes-e que eu dava-me bem com todos.Realmente,na minha página literária de domingo,eu editava tudo e todos...

O movimento trovadoresco,no Brasil,realizava os Jogos Florais,com carreata,Musa...Em Juiz de Fora,a Musa era a linda Lívia Maria,que escreveu "No Meio do bando Tonto",livro de versos livres e que ,com José Carlos de Lery Guimarães,leu "O Cântico dos Cânticos",do Rei Salomão,a lindíssima poesia erótica em salmos,do AT...,a massa dos belos cabelos alourados caindo nas costas...Fizemos muita coisa bonita,como o certame com tema "cego".A trovadora portuguesa que ganhou foi Maria Helena,que com JG de Araújo Jorge,escreveu(ela em Portugal,ele aqui),"Concerto a Quatro Mãos" .O trovador brasileiro foi Ludgero Nogueira...cego e talentoso!À época,eu não podia concorrer,por ser membro do júri mas andava tão ligada à problemática da falta de visão e assuntos afins,,que escrevi inúmeras trovas a respeito.Uma delas:

Qual livro em braile aos meus dedos,
teu lindo corpo,querida
ensina-me,sem segredos,
todo segredo da Vida...

Daqui a pouco,postarei outras considerações e reminiscências.
Publicado por clevane pessoa de araújo em 25/07/2005 às 18h52
0 comentários / comente (desative seu anti-popup para comentar)
Indique esta


25/07/2005 19h40
Pequenas Notáveis (II)
As trovas,quanto mais belas,mais populares se tornam.Talvez mesmo quanto mais simples,às vezes.Lembro-me que,durante muito tempo,repetiam,como trova popular:

"Eu vi minha mãe rezando,
aos pés da Virgem Maria,
era uma santa escutandoo
que a outra santa dizia"

Um dia,descobriu-se,em documentos antigos,que era de Belmiro Braga{vou lá, agora, trocar],poeta mineiro,que dá nome a uma cidade do Estado.
Um trovador(ah,não recordo o nome,mas depois postarei)analisou assim esse fenômeno:

"A trova é uma criança
que de colo em colo vai.
Quanto mais glórias alcança
menos lembramos do pai"...

A rosa,conforme escrevi antes,é o símbolo do trovador.Nos anos sessenta,estavam em voga as rosas de prata,como ornamento do lar.Displicentemente deixada sobre uma pequena mesa,era encontada nas casas.Íamos receber trovadores do Brasil e a presidente,a mocinha que eu era,queria oferecer rosas,mas como muitos viriamde outras cidades e estados,queria uma artificial,para levarem como presente(quando estive em Cuiabá,cheguei ao Hotel e os organizadores de um congresso deixaram,na mesinha de cabeceira,o peixe símbolo da região,em barro,que embalei para trazer de avião a MG).Meu salário de repórter e professora não sria suficiente para tantas rosas,então fui a uma exímia florista,que as fez usando aquela película que veda as latas de leite em pó.Ficaram perfeitas.Somente sabia-se não serem de prata por serem bem leves,a flor, a folha,o caule.

Claro,fiz trovas encadeadas:

Sem oferecer em prata
a rosa do trovador
ofereço-lhes em lata,
de artesanato,um primor.

Encomendei à florista,
que colocasse paixão
pois cada trova é de artista
que trova com precisão.

Levem,de Minas Gerais,
essa lembrança tão mera,
voltem nos Jogos Florais,
no eclodir da Primavera...

Aguardem mais relembranças sobre a trovadora que sou,eu que adoro Poesia Concreta,Soneto,qualquer forma poética para expressar-me,não renego a Pequna Notável,que como a luso-brasileira Carmen Miranda,vale por dez....
Publicado por clevane pessoa de araújo em 25/07/2005 às 19h40




25/07/2005 20h13
Trovas,Pequenas Notáveis(III)
Do encontro de trovadores a que me referi ,especialmente lembro de duas situ/ações :Manoel Martins de Oliveira Costa,Cônsul Honorário de Portugal e afinadíssimo trovador,fazia o cerimonial.Eu,que borboleteava entre os trovadores,recepcionando-os e entrevistando-os para a gazeta Comercial,enquanto almoçavam,estava faminta.Num dado momento,minha saudosa mãe,que sempre acompanhava a filhota-por exigência de papai e absoluto prazer dela e meu-exigiu que eu colocasse algo na boca.Cortou e deu-me um pedaço de carne.Mal comecei a mastigá-lo,aparece o vice-cônsul,eivado de simpatia e diz ao microfone,com aquele saboroso sotaque:

_"Agora,com a palavra,a Presidente da UBT de Juiz de Fora,senhorita Clevane Pessoa de Araújo...

Tenho a foto desse momento:eu vestida de couro azul-marinho-saia,colete,correntinhas prateadas e camisa com padrão de oncinha(é,a Moda vai e volta!)-empurrando o microfone,sorrindo embora,enquanto procurva afastar o microfone que o sorridente cônsul me oferecia...
Manuel Martins de Oliveira Costa,que é agora Cônsul Honorário do Consulado de Portugal,em Juiz de Fora,escreveu uma belíssima trova ,,e com ela mereceu um primeiro lugar,uma das mais belas que conheço:

"Nos beirais,nas tarde calmas,
asas ao sol, às centenas,
as pombas brancas são almas
a quem a vida deu penas..."

Foi no vice-consulado de portugal,aprendendo Literatura Portuguesa com Cleonice Rainho ,que vi algo que deu um prazer imenso:a Fundação Calouste Goubenkian ,de Portugal,enviara centenas de livros de autores lusos.Esses estavam sendo espalhados pelo chão,montanha de livros,para triagem.E nós,gulosamente,tocando um a um -e saudando as Letras Portuguesas...Quanta emoção!
Nessa época,eu namorava Antonio Messias da Rocha Filho(Messias da Rocha ),meu colega de redação na Gazeta Comercial e editor de "A Tarde"(*),com quem casei-me mais tarde e que é pai de meu primogênito,Cleanton Alessandro Pessoa Rocha(Allez Pessoa,bassman,produtor musical e desenhista),nosso belo poema concreto.Messias também é habilidoso trovador,com várias trovas premiadas.Ciumentíssimo,ele estava incomodado com meu vai-e-vem de anfitriã e ,num dado momento em que passei um caderno(sim,não havia PC, Internet!) para que os trovadores ali colocassem dados,endereço e trovinhas,sentou-se perto de minha mãe,recebeu o caderninho e como estávamos arrufados dias antes,tascou:

"O nosso amor eu contemplo
dessa forma simbolista:
foi um fiel no meu templo
e no templo,um turista!"

Divorciados,somos bons amigos,é sobre ele que falo em "O Poeta e o Militar",história postada nos Textos do Recanto das Letras.

Voltarei às trovas depois...
Publicado por clevane pessoa de araújo em 25/07/2005
Copyright© 2005 by ClevanePessoa. Todos os direitos reservados.
Criado e hospedado por Recanto das Letras


25/07/2005 20h52
Trovas,"Pequenas Notáveis" (IV)
Sempre afirmo que poeta vive antenado!Estou aqui escrevendo esta série,quando as costas doem,saio um pouquinho do micro,vou à cx de Correio e lá encontro um envelopão cor-de-urso,para meu filho Alessandro.No remetente,Messias da Rocha,o pai poeta.Ligo a Allez,pelo celular,que,curioso,pede que eu abra e veja o que é.Trata-se de uma revista comemorativa aos 155 anos de Juiz de Fora,cidade que me abrigou quando cheguei do Nordeste,em 1954 onde descobri o prazer do jornalismo,casei-me e tive um filho,onde cursei,no CES,Psicologia até ao oitavo período,quando casei-me com o engenheiro civil Eduardo Lopes da Silva e vim para BH,capital de G,depois para S.Luiz,MA,a seguir para S.Paulo e então para Belém,PA retornando a Belo Horizonte em 1990.

Uma alegria maravilhosa ver,na revista,amigos queridos,trovadores,poetas.entre eles, o Messias da Rocha e o Manoel de Oliveira Costa,
que acabei de citar no número III.
Daqui a pouco,lerei com calma.Do primeiro,há uma página de poemas,não trovas.Do segundo,seu lado humorístico,sempre perfeito:

Deu-lhe o sogro uma gravata...
-E sua emoção foi tanta
que casou antes da data,
sentindo um nó na garganta...

E esta,de sutil ironia:

Passa por mim,não e vê...
-Talvez não me olhe jamais
não me conhece porque
eu a conheço demais!

(Manuel de Oliveira Costa,um luso-brasileiro_

PARABÉNS ,JUIZ DE FORA,cujo letra do Hino tem estes versos,dos quais recordo-me cantando,nos colégios onde estudei(*):


"Viva a princesa de Minas,
viva a bela Juiz de Fora,
que caminha na vanguarda,
do progresso ,estrada a fora...
Das cidades brasileiras,
sendo a mais industrial
da cultura e do progresso,
não existe outra igual..."


Juiz de Fora era considerada "A Manchester Mineira",onde as fábricas de tecido e malharias ,com seus operários,possuía o Quartel General do Exército,(que depois foi trazido paraBelo Hoprizonte),palco depois do "Golpe Militar",era uma cidade que abrigava o imperador,além de Petrópolis.

D.Pedro II era um poeta,descreve lindamente o luar no Museu Mariano Procópio,onde hoje há roupas de casamento e fardas,louças,quadros,móveis,dessa época meio feérica de nossa História...

(*)Colégio Mariano Procópio
Colégio Dos Santos Anjos"("Que as meninas dos Santos Anjos,sejam os anjos das outras meninas")
Colégio Santa Catarina
Colégio Estadual
CES(Centro de Ensino Superior)

A Juiz de Fora,minha homenagem em trova:

Mais de cem anos de idade,
tem essa velha menina...
Juiz de Fora é uma cidade
onde o sonho não termina...

Cento e cinquenta e cinco anos,
com flores e cicatrizes,
comemoram os ufanos
A COMEMORAR AS RAÍZES...


Publicado por clevane pessoa de araújo em 25/07/2005 às 20h52
clevane pessoa de araújo lopes



Publicado em 25/07/2005 às 22h52
Seja o primeiro a comentar
Indique esta leitura para amigos


Crie o seu próprio Site do Escritor no Recanto das Letras
Página atualizada em 05.08.07 13:57



Em 19/08/07, Site do Escritor <recantodasletras@recantodasletras.com.br> escreveu:

***MENSAGEM DE VISITANTE ENVIADA PARA O SITE DO ESCRITOR***

De: Maurício Norberto Friedrich
E-mail: mnf_ubt@globo.com
IP: 189.26.2.60

Assunto: Autoria de trova.

Mensagem:

Caro Clevane Pessoa.
Li em seu site a autoria da trova \"Eu vi minha mãe rezando...\" como sendo de Belmiro Braga poeta mineiro. Entretanto tal trova está publicada aqui em Curitiba e ninguém contesta(eu tenho esta publicação), como sendo de autoria de Barreto Coutinho, Trovador nordestino, médico , que aqui atuou e foi um dos fundadores de nossa UBT em Curitiba. Seria interessante revermos este caso. Ainda temos como nosso membro atuante de nossa UBT, o Trovador Prof. Orlando Woczikoski , que conviveu com Barreto Coutinho.
Deixo-lhe um grande abraço.
Maurício Norberto Friedrich - Presidente da UBT - Seção Curitiba -2007/2008









Publicado por clevane pessoa de araújo lopes em 19/08/2007 às 12h26
Seja o primeiro a comentar
Indique esta leitura para amigos

>> ÍNDICE

Crie o seu próprio Site do Escritor no Recanto das LetrasPágina atualizada em 19.08.07 13:21