O cheirinho de café coado na hora, nas tardes mornas de primavera ou de qualquer estação vida, é o que fazia do dia uma gostosura. Pegávamos a grande caneca de louça, colorida e uma diferente da outra, cada criança tinha a sua. Nelas o leite era colocado com um pouco de açúcar - aquele tempo não se dizia que açúcar causava tantas doenças!  e num pratinho, também colorido combinando com a caneca, iam as fatias de pão caseiro com manteiga pura, também feitas na casa - naquele tempo não se falava muito de colesterol.
Se houvesse bolo, seria do milho que era plantado do outro lado da fazenda, orgânico, para consumo de famílias dali e para gado, cavalos e galinhas. As geléias eram de frutas do pomar, o leite era tirado das vaquinhas "mococa", como brincávamos e que engraçado, ninguém tinha alergia à lactose e nem ao famoso glúten. Pode ser que alguns até tivessem efeitos colaterais a algo, mas a alimentação era muito saudável e logo passava. Um cházinho de ervas da horta resolvia tudo. Bem, sem mais detalhes, a hora era do lanche e de pausa nas brincadeiras ou estudos. Sentávamos na beirada da escada externa - os quatro irmãos, primos etc.. bem pertinho do jardim, onde sob a gostosa sombra de pinheiros, em meio a risadas e conversas, tomávamos aquela refeição que parecia um banquete. Depois saíamos correndo para brincar novamente, sempre ouvindo os gritinhos da mãe dizendo: acabaram de comer, não devem ficar fazendo esforços, porque não param e dão sôssego, hein? Nessa altura, já estávamos na direção do açude para jogar pedriscos, numa disputa acirrada para ver quem as lançaria mais longe. Outras brincadeiras eram feitas, todas sempre o ar livre quando o tempo estava bom. Haviam brinquedos, nem de perto elaborados como agora. Tinham o poder de fazer criar, hoje em dia tudo vem muito pronto, há bonecas que falam e andam etc...logo as crinças enjoam, querem outros, parecem nunca estarem satisfeitas.Um tempo inocente, seguro, alegre que somente quem viveu poderá saber. Como eu, que agora rabisco aqui uma saudade.

13/10/17





Foto da autora : Bolo de milho
 
Marilda Lavienrose
Enviado por Marilda Lavienrose em 13/11/2017
Reeditado em 06/06/2020
Código do texto: T6170919
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.