CARA A CARA COM UM TESOURO

Como diz a canção do grande maestro Antônio Carlos Jobim: “é impossível ser feliz sozinho”. Desse modo é clarividente que o ser humano é uma ser inteiramente sociável. Ele está bem, quando está na presença dos seus amigos, sejam eles quem forem. São diversas as personalidades que pregaram a respeito dessa inenarrável sensação divina que é estar perto de quem veneramos, isto é, estar do lado de quem queremos o bem. Não é à toa que o poeta Alceu Valença também nos diz que “a solidão é fera, a solidão devora”. E qual é o enigmático efeito de estarmos caca a cara com quem estimamos? Sem dúvida, se abríssemos a palavra aqui, cada um contaria uma história, testemunharia tempos difíceis, mas também de louvor que teria vivenciado com os seus. Por outro lado compreendemos que nem sempre estamos ao lado dos que admiramos nos momentos de alegria! E isso é totalmente sensato! Afinal é bastante relevante que nas ocasiões de fraqueza o amigo nos chegue e nos auxilie nessa revitalização para podermos bem nos reerguer perante a vida! O escritor Millôr Fernandes nos lembra que “a verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades.”

O que é ser amigo? Com tantos meios de comunicação e tecnologias disponíveis o conceito de amizade parece ter distintas compreensões na atualidade. Existe o amigo virtual das redes sociais, o amigo de final de semana, o amigo de farras ou quem sabe amizades coloridas. Há também o amigo de infância, o amigo vizinho, amigo a distância, amigo presente e também o amigo da onça! Não faltam determinações para a palavra amigo. Mas afinal o que é realmente ser amigo? Segundo o site de pesquisas Google, “amigo é o nome que se dá a um indivíduo que mantém um relacionamento de afeto, consideração e respeito por outra pessoa. O amigo é aquele que possui uma grande afeição por uma ou mais pessoas, que é leal, que protege e faz o possível para ajudar sempre.” Podemos refletir que amigo-amigo é muito mais próximo do que podemos imaginar. Ele com certeza não está somente nas fotografias do Facebook, Instagram ou do Whats app. Mas isso não impede que eles estejam lá também.

Ter amigos nos parece algo tão divino que a Bíblia Sagrada em Eclesiástico 6,14-17 em sua infinita sabedoria, nos remete a respeito: "um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo.” De fato não é raro de se observar que também o Grande Mestre Jesus Cristo estava sempre rodeado de amigos. Quem por acaso não chorou com um amigo ou quem não gargalhou com ele sem parar por horas e horas. A amizade é fantástica, ela liberta, ela revela, ela é nosso ombro nas horas de tristeza, mas é nossa confiança e abraço apertado nas celebrações de vitórias!

Nada mais extraordinário do que reencontrar, reunir os verdadeiros amigos! Naquela hora não é apenas o sorriso, não é somente o aperto de mão e o abraço apertado e não pode ser unicamente o olhar centrado, não! É muito mais que isso! É a junção de histórias passadas e vividas! É também transubstanciação de estados de espírito! São lembranças que veem à tona de forma enigmática e inconsciente, mas que invadem todo o ser dos amigos! Eles ali revivem os tempos de infância, as quedas da vida, os embaraços com o namoro, com o futebol, com a família! Revolvem a terra e as plantações dos sonhos que os trouxeram até ali! E um fervilhar inédito de emoções que tornam aquele instante ainda mais mágico de encontros e reencontros. Pois bem! É verdade, não é, Milton Nascimento? “amigo mesmo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito!” Saibamos cultivar a amizade! Pois como é bom, indescritível e maravilhoso reencontrar o amigo!!!

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 30/11/2017
Código do texto: T6186779
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.