A partícula "Se" .

Calma gente, não vou falar de gramática, senão isto ficará enfadonho , de bocejar...

Sim, a partícula "Se" é uma conjunção subordinada, indica que "vem coisa por aí ", algo como ver a outra rua sem dobrar a esquina.

O ponto não é esse, me refiro a subjetividade , a reflexão que pega as pessoas por descuido - " Ah, se tivesse me ouvido...", " Ah se tivesse feito o que meu coração mandou...", "Ah, se não tivesse falado naquele tom...".

O subjuntivo, o próprio tempo verbal de tudo aquilo que não aconteceu, mas poderia ter acontecido.

Como dizem os boleiros ; " Se a minha mãe tivesse bigode, seria o meu pai !- " Certíssimo !

Lembram que resolvemos abolir a palavra "culpa" ? Pois bem, a partícula "se" é traiçoeira nesse aspecto, ela é amiga da culpa, mas não é tão má assim, às vezes joga ao nosso favor também, nos fazendo sonhar em coisas boas, vamos então mantê-la sob vigilância.

Voltando a "vaca fria", essa conjunção também indica que os fatos acontecem por acontecer, sem um "dono" para a ação , o que inocenta - " determinou-se que seria desta forma...". Mas quem foi o filho de uma égua ? - O "Se" que estava em seu lugar, assumiu a paternidade dessa decisão "maledetta", e como é um ser abstrato, livrou-se dos tabefes.

Êta palavrinha danada de esperta !

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 01/12/2017
Código do texto: T6186983
Classificação de conteúdo: seguro