O voto comprado.
  
             Há um paralelo real entre o voto comprado, instituido no final do século XIX pelo coronelismo rural, e o voto que destituiu a ex presidente Dilma, e cujo valor total foi de um milhão de reais, repassado por "Funaro" ao então presidente da Câmara " Eduardo Cunha" (PMDB).
              Quando os coroneis precisavam de votos para si ou seus candidatos, era público comprarem votos entre os mais necessitados, em troca de dentaduras, cadeiras de roda, óculos de grau, passagens de ônibus ou materias de construção, e o novo Brasil República se iniciava em uma nova e  deplorável prática.
             Imaginar que o povo nordestino ainda é comprado desta forma, sobretudo nas cidades, é chamá-lo de ignorante, de gente atrasada e sem escrúpulo, e o que penso  é justamente o contrário, de que não há mais espaço para isso, e que a popularidade se conquista com ações verdadeiras.
              Voltando ao paralelo que mencionei no início,  este sim existe, como uma página obscura da nossa história, pois os votos dos deputados foram comprados às pressas, na calada da noite, cujos valores " de cabresto", variavam entre R$ 50 e R$ 100 mil , dependendo da importância ou da teimosia do comprado.
               Não sou um sonhador, e nem tenho partido, sequer voto, eu só espero que o Brasil se passe à limpo,  que a justiça se faça sem escolher seus réus, que não se empossem ministros por interesses, como a recente escolha pela ministra Cristiane Brasil, filha do Roberto Jeferson ( Presidente do PTB),  nome que interessa muito ao atual ( senhor das terras), Michel Temer, pondo de lado as qualificações reais dessa senhora.
                Pertencemos a um país que tenta se firmar no cenário internacional, porém as nossas notas não são boas,  continuam fracas, mas continuamos falando dos pequenos aumentos do PIB, que na verdade continua  baixo, em uma tentativa de ludibriar a opinião pública. Como dizia a minha mãe ; " Quem não o conhece , que o compre!".
             Se o nordeste tem uma realidade de pensamento diferente do sudeste, isto deve ser analisado de fato, e parar de considerarmos a sua gente como estúpidos e incapazes, a arrogância tem limite .

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 26/01/2018
Código do texto: T6237302
Classificação de conteúdo: seguro