O ESQUIZOFRÊNICO

-Ei,acorde!

-Hoje não tem aula. É Domingo!

Com os olhos ainda sonolentos, fui até a porta de casa. E lá estava ele, o maldito me acordou e ficou parado do outro lado da rua. Olhava fixamente nos meus olhos e ria. Um riso de sarcasmo. Era um garoto, mas já havia vivido os seus milhões de anos. Ele tinha consigo o segredo da vida. Talvez tenha enlouquecido por isso. Com tantas explicações para a nossa existência, ele não mediu esforços, acreditou em todas. Seu primeiro surto foi quando sua inteligência ultrapassou a realidade e virou loucura. Seu segundo surto foi quando ele descobriu que só usava 10% de sua capacidade mental, ele queria mais. Desafiou a si mesmo a ter resposta para tudo. Para satisfazer um desejo pessoal... Enlouqueceu. Brahma está louco e Shiva quer destruir o universo.

-Venha até aqui. -Disse o garoto.

-O que você quer? Não acha que já tens o bastante de mim?

-Eu sou você amanhã. Venha, eu vou lhe mostrar o nosso universo.

Ele parecia representar segurança, tomei a decisão de ir até ele. Atravessei a rua devagar, minhas pernas pareciam estar pesadas. No meio do percurso tudo escureceu. A rua sumiu, o garoto sumiu. Eu sumi. Apenas uma escuridão absoluta, parecia que meus olhos estavam fechados. Sinto uma mão em meu ombro, mas o medo me impede de virar. Ele se aproxima, sinto sua respiração quente no meu pescoço...

-Como que é a sensação de ser torturado pela própria mente? -Pergunta o garoto.

-Não tem mais haver com a minha mente. -Respondo.

-Como não? Ninguém além de você pode me ver.

-Não existe nada de sobrenatural, até hoje nada foi provado como sendo algo além da nossa percepção de realidade. Logo, você é uma alucinação minha. Eu quem o criei.

"Acima de mim a escuridão desaparece, não vejo nada além do céu e essa imensa escuridão abaixo e ao meu lado... Por todos os lados."

-Garoto, como você pode ser tão ingênuo? Olhe para o céu... -Disse o garoto.

-É um céu, como qualquer outro. -Respondi.

-É aí que você se engana. Não existem outros céus, apenas um... E ele é infinito. Dá para acreditar? As coisas ao teu redor são tão limitadas, mas o céu não. Ele é infinito e está por todos os lados, não importa em que planeta ou galáxia você esteja, sempre terá de haver um céu, sempre infinito. Se o céu fosse limitado como as outras coisas, nós entraríamos em desespero. Viveríamos como ratos presos em uma imensa gaiola.

-É aí que você se engana. O céu pode ser infinito, mas nós não. Por mais que tentássemos encontrar um começo ou um fim... Morreríamos antes de qualquer evidência. Ou seja, de qualquer forma nós estamos presos em uma imensa gaiola. Somos como formigas, se tirarmos uma formiga de sua 'casa-formigueiro' e colocarmos ela na praia, ela vai caminhar... Caminhar... E caminhar... Na percepção dela ela pode encontrar um fim, ela acredita no inicio e no fim de tudo, sabe por quê? Porque ela pensa que é imortal, uma formiga não sabe que vai morrer... Simplesmente morre.

-E como você sabe que o céu é ou não é infinito? Por acaso já foi até o fim?

-Diferentemente de uma formiga na praia e eu no universo, é que eu sei que vou morrer. E se nenhum ser vivo pode ir até o fim do universo em vida, por si só ele se torna infinito. Tudo o que é infinito não pode ser visto em vida.

-Mas você pode ver o céu.

-Mas não posso senti-lo. Não posso afirmar que ele é infinito só porque não consigo ir até o fim, talvez eu quem morra cedo demais, e o céu exige bem mais que alguns anos de vida. Talvez os Deuses sejam apenas homens comuns, que de alguma forma conseguiram ir até o fim do universo. Se eu não posso ir até eles, eu também não posso acreditar... Mas também não posso dizer que não existem. Apenas posso dizer que duvido. Nada, além disso.

-Então por que morremos?

-Porque estamos presos, não só ao Mundo... Mas ao tempo. Além do mais não podemos ir até o fim do universo. E se não podemos, morrer se torna algo totalmente natural. A nossa incapacidade nos faz aceitar a morte. A única coisa que temos de infinito é o pensamento, e se ele não estiver preso ao Mundo... Ele é um pedacinho do céu. A liberdade está nas nossas mentes.

-Ei,acorde!

-Hoje não tem aula. É Domingo!

-Você foi atropelado! Você está no hospital!

Ainda Menina Mar
Enviado por Ainda Menina Mar em 30/01/2018
Código do texto: T6240129
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.