Egocêntricos.

Será que não somos nenhum pouco egoísta? Mentiroso é aquele que disser que não é. Alguns são poucos, outros são ao extremo. Há por exemplo, os que chegam a achar que Mundo gira em torno do seu umbigo. Adoram receber e pouco dar. Porém se fecharmos os olhos e refletirmos quantos atos egoístas nós já cometemos veremos que não daria para contar.

 

Veremos também que muitas vezes, somente nos preocupamos mais com os nossos problemas e sentimentos do que com o do próximo. Queremos ser compreendidos. Mas não fazemos questão de compreender o outro. Queremos receber. Mas não fazemos questão de dar. Queremos ser amados. Mas muitas vezes não fazemos questão de amar.

 

Queremos apoio. E nem sempre fazemos questão de apoiar. Queremos atenção. Mas muitas vezes estamos sempre muito ocupados para sermos atenciosos, e por aí afora...  É claro que não fazemos isso com todas as pessoas.  Porém eu fico pensando comigo mesma. Será errado esse comportamento? Penso que sim.
 
Porque é fácil se dedicar á alguém que nos dá valor. O difícil mesmo é se dedicar á alguém que não está nem aí pra nós. É fácil amar quem te ama. O difícil é amar que não tem nenhum sentimento por você... Por que as pessoas vivem a se perguntar: Por que temos que gostar sempre de quem não gosta da gente? Por que nós valorizamos quem não nos valoriza? Será que essa é a lei da natureza humana?
 
Infelizmente não somos perfeitos e até chegarmos a essa perfeição muitos caminhos terão que ser percorridos. Talvez se caminhássemos várias horas como fazem os peregrinos descobriríamos no silêncio e no interior das nossas almas bem lá no fundo do nosso coração muitas respostas para muitas perguntas.
 
Talvez descobriríamos porque razão é que somos tão egoístas, às vezes fracas, submissas, porque ficamos tantas vezes na vida perdidos. Há muitas pessoas inteligentes, é tão inteligente, que o sentimentalismo ficou para trás. Ser racional, pensar com a mente é mais fácil. O difícil é pensar com o coração.
 
O coração diz coisas que a mente é incapaz de dizer. A mente é razão nua e crua. O coração  razão  é compreensão, é paciência, é o sentir. O coração é mais justo que a mente, o coração vê e reconhece o que é certo e o que é errado, o coração sabe quando alguém lhe diz a verdade e quando está mentindo.
 
Quem já não ouviu alguém dizer: “Faça aquilo que seu coração mandar” Isso quer dizer: Pense Com o Coração. Pensar com o coração não é usar o sentimentalismo, mas pensar com inteligência, como eu disse o coração é a mistura da razão com a  compreensão paciência e o sentir . Mas infelizmente enquanto não formos afortunados dessa inteligência, enquanto continuarmos agindo somente pela razão, pelo ego, individualismo continuará, mesmo que esse individualismo seja pouco.


19/07/2005