Sabedoria
 

A sabedoria não está somente nos livros e nem nas palavras, ele também tem um único professor. A própria Vida. As matérias são compostas: de dor, lágrimas, obstáculos, derrotas, vitórias, amor e alegrias. A dor, o sofrimento, os obstáculos derrubados são notas de coragem que recebemos na vida. Não adianta ter, dinheiro, fama, posição social se não houver essas coisas.

 

Dinheiro não substitui a paz de espírito, uma alma boa não se importa com a fama; para ser inteligente não é necessário ter posição social, ser letrada, basta apenas compreender, ser perspicaz, ser consciente, saber discernir o bem e do mal. Para ser sábio não é necessário usar de palavras difíceis. Mas não aprendemos apenas sozinhas, as outras pessoas que vivem ao nosso redor nos ajudam, nossos pais, filhos, amigos, os jovens, aqueles mais experientes que já passaram por vários estágios de evolução e crescimento, com nossos inimigos, pois eles nos tornam fortes, com as crianças, pois elas nos mostram amor, esperança, alegria e a beleza que tem a vida.

 

 Existem ainda muitas pessoas independentes da idade, que ainda não chegaram a estágios nenhum, que ainda são rebeldes, vingativos, usa de maledicência, arrogância, desonestidade para chegar aonde quer, mas esses, são os pobres de coração e principalmente de alma, desprovidos de inteligência, consciência, honestidade, desconhece o respeito, a lealdade, o amor ao próximo.

 

Hoje vivemos em um mundo, quase sem compaixão, sem compreensão com o próximo, um mundo violento e estressante, muitas vezes também somos presos nessa armadilha fugimos do nosso controle, nos desarmonizarmos, mas os mais experientes e os mais sábios sabem como se soltar e até escapar delas. Viver é ousar, sem sacrifícios, sem luta, sem ansiedades...falhas todos cometem, mas se não houver paciência não chega a nenhum lugar. Para pensar:  “Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Se você odeia alguém, é porque odeia alguma coisa nele que faz parte de você. O homem culto é apenas mais culto; nem sempre é mais inteligente que o homem simples”.  (Hermann Hesse)

 

08/7/2005