Por que sou de esquerda

Eu sempre tive condições de me virar. Não tive muito luxo na infância e adolescência, desde os 9 anos de idade trabalhei periodicamente, mesmo tendo sido com meu pai. Nunca foi fácil. Mas meu pai conseguiu construir um patrimônio e me dar, apesar do trabalho, uma vida bem mais mansa que a de grande parte dos trabalhadores. Nem por isso, entretanto, me tornei uma pessoa estúpida. Nem por isso deixei de lembrar que brincava com amigos que passavam por duras penas, por carências. Que compartilhei a cerveja no bar com colegas que trabalhavam o dia todo pelo jantar. Que fui professor de crianças que iam à escola ansiosos pela merenda. Que sentei à mesa comer com amigos que improvisavam cadeiras com caixotes. Que peleavam duro por um botijão de gás.

Por isso eu sou de esquerda. Por isso tenho anseios comunistas. Porque ser de esquerda, ser marxista não tem nada com a ignorância de alguns imbecis, que querem fazer você pensar que comunista é quem pratica incesto, quem é pedófilo, quem é bandido. Ser de esquerda é ter esperança de que possamos ser um dia, depois de muitas lutas e conquistas socialistas, iguais em direitos e iguais economicamente. É acreditar que não faltará comida na mesa de ninguém, nem cadeiras, nem educação para que todos cresçam, nem semelhantes oportunidades. É acreditar que ninguém merece mais a vida que ninguém. É acreditar na capacidade do ser humano de se doar, não de hoje para amanhã, mas com tempo, partilhando cada vez mais até que todos acostumem-se à abnegação, dividindo o trabalho em prol da fraternidade.

Por isso o papa Francisco tem ideias socialistas, comunistas, porque Jesus foi o primeiro grande responsável por essa luta, pelos Direitos Humanos.

Por isso dói ver pessoas dizerem-se cristãs e agirem contra a amizade, defendendo armas e assassinatos. É com distribuição de renda comum que curaremos a violência, não com ódio e guerra. Por isso me dói ver o povo, por ignorância, lutando contra seus próprios direitos e ovacionado gente que está aí para mantê-los sempre pra baixo, cheio de baixa autoestima, propositalmente, plantando a ideia de que o problema da pobreza é do pobre, de sua falta de vontade.

Por isso me dói ver a atitude de alguns idiotas, que, por burrice ou serventia aos patrões, divulgam ideias maléficas, que alcançam a plena imbecilidade. Como disse: Burros ou interesseiros. Isso é o que penso.