Crachás.

           A origem é a mais engraçada possível, vem do francês " crachat" ( cuspe),  e é isso mesmo, algo que seja tão fácil e rápido quanto uma cusparada.
          - Por favor senhora, mostre-me o seu cuspe !
          - Pois não; gruhhahhhff...Pronto, aqui o tem !
          O crachá é mais antigo do que se imagina, sabemos que no século XVIII já haviam identificações penduradas ou bordadas nos uniformes, espécies de crachás ( ou cuspes), na roupa dos funcionários.
          Me lembro que no início da carreira, ainda estudante noturno, acordava meio sonolento e às vezes me esquecia da carteirinha de entrada da empresa , o que era um saco, pois ao sair do fretado, o guardinha da Ford vinha com a prancheta para anotar os dados pessoais e confrontar com a chefia, e sempre de cara feia.
         Certa vez descia do ônibus com um colega inglês, também estudante, que também esquecera a carteirinha dele, e quando o sisudo guardinha veio anotar,  e perguntou o seu nome , o meu colega lhe disse : John Craig Rodford...então o guarda ficou sem mexer a caneta, parado , e olhando sério para ele , lhe disse ; " Pode entrar, mas procure não mais se esquecer da credencial, certo ?".
           Isso foi muito antes dos crachás com chips, que pendurávamos ao pescoço, e já não se esqueciam facilmente. Uma vez passei nos meus pais, e meu pai  me disse; " Aqui não precisa de crachá ", pois havia me esquecido de retirá-lo.
           Hoje algumas empresas usam identificar pelas digitais , é válido, mas prefiro o crachá com chip.
           Ah, já estava me esquecendo, é uma falta de educação pegar no crachá para ler o nome da pessoa, o correto é apenas olhar , e se possível discretamente.

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 11/04/2018
Reeditado em 11/04/2018
Código do texto: T6305379
Classificação de conteúdo: seguro