A "Petrobrás"e as demais "Bandeiras ".

A "Petrobras" é a grande petrolífera nacional desde a década de 50, com Getúlio Vargas, e que foi crescendo aos poucos, à medida que fomos descobrindo e explorando o território, e é claro que sem ajuda externa jamais conseguiríamos, pois faltavam recursos tecnológicos . Sabemos que tudo tem um preço alto, e os americanos trataram de se aproximar visando seu alto quinhão.

Todos os combustíveis no Brasil saem da Petrobras, sem exceção, todas as refinarias tem a mesma origem, e as diversas 'bandeiras" , como ; Shell, Esso, BR, Ipiranga, Texaco (Chevron), revendem produtos Petrobras, embora a marca da distribuidora seja a BR.

Os combustíveis são "meio" que taxados pelo governo, em uma parceria com a Petrobras, dando às diversas bandeiras uma margem estreita de disputa, onde podem se rivalizar , e essas diferenças de preços tem suas variantes em razão de : tamanho do cliente, origem da refinaria, demanda, laços comerciais internos e externos, "business partner", produtos derivados, alcance ,etc.

A Ipiranga está ligada por um cordão umbilical à Petrobras, que não pode se manter sozinha caracterizando Cartel, as leis internacionais não permitem. E essa simbiose a mantém ativa.

A Petrobras depende das demais bandeiras estrangeiras como o ar que respira, embora não exista amor algum, somente comércio exterior. Essas bandeiras já mencionadas, como a Shell, Esso, Chevron...ajudam a explorar a matéria prima bruta, empresta tecnologia , e abre as portas do mundo para o petróleo nacional, ou seja, lhe dá o mercado.

Levam-se anos para se chegar às novas fórmulas dos derivados de petróleo, e é um trabalho intenso e constante, e sem arranjos e parcerias nada se consegue.

Quando leio sobre privatização, os tantos comentários dos colegas, digo sem pestanejar ; Sou à favor, o governo deve apenas governar ! A Petrobras tem sido um grande cabide de empregos, um animal com muitas tetas para políticos e governantes , não de agora, desde o início, há 60 anos .

Obs; Trabalhei durante anos com essas Bandeiras todas, inclusive com a própria Petrobras, ajudei a montar Postos, comercializei produtos , importei e exportei derivados, e por isso tenho um ponto de vista bem sedimentado.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 18/04/2018
Código do texto: T6311909
Classificação de conteúdo: seguro