50% + 1 , é realmente maioria ?

Teoricamente sim, na prática nem tanto...!

Me refiro ao modelo mundial de eleições, onde 50% + 1 ganha as eleições, e passa a ser o representante do povo em um governo, responsável em comandar um país por um período de quatro anos.

Vamos pegar o Brasil como exemplo;

População : 210 milhões de habitantes.

Eleitorado : 145 milhões ( + - 70%).

Nulos e Brancos : 30 milhões ( + - 20%).

Sobram = 50% da população com intenção de voto, que são 105 milhões de pessoas.

Imaginemos que o candidato que está liderando as intenções tenha 10% ( o que não é difícil), então ele terá na verdade apenas r$ 10,5 milhões de brasileiros que gostam dele, ou seja , pouco mais ou menos de 5% da população.

Tem segundo turno e tal, mas aí já é arranjo, o que conta mesmo é o primeiro turno, quando a pulverização é real e as pessoas votam 100% no que acreditam.

Muito bem..."o fulano" vira presidente do Brasil, coloca a faixa verde e amarela e vai aos setecentos microfones dizendo : " O povo me escolheu, uma nação com 210 milhões de habitantes confiou a mim o país...", então me pergunto baixinho : " Será mesmo ?".

Deixo aqui a interrogação !

Obs: Aos perfeccionistas; estes números são aproximados e ilustrativos, está bem ?

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 18/04/2018
Código do texto: T6312302
Classificação de conteúdo: seguro