Educação / Homem + meio=mundo melhor

Reeditei este texto postado anteriormente, pois achei que assim ficou mais completo. Espero que gostem.

Estamos em um momento de mudanças sociais, políticas, de enfrentamentos ideológicos, enfim, mudança de hábitos. Sem falar nos ataques e desrespeitos nas redes sociais. A tecnologia a favor e contra o homem. Diferenças ideológicas e de partido, enfim, momento de muitos conflitos e desentendimentos. Esse triste cenário é, sem dúvida, desanimador. Mais do que nunca precisamos desenvolver mecanismos de auto-proteção e, muito discutida entre psicólogos, educadores e administradores, apreender a “inteligência emocional”.

Daniel Goleman, em Seu livro “Inteligência emocional” escreveu:

No mundo atual, não basta ser inteligente, esperto e preparado para competir. É preciso ter calma e empatia e persistir diante das frustrações para conseguir viver bem no amor, ser feliz com a família e vencer no mercado de trabalho.

Claro, não deixemos de visualizar o quadro como um momento histórico e uma transmutação que levará, quiçá, a um futuro de lembranças, e vai aqui meu positivismo, de lembramos como um passado sombrio num futuro melhor e promissor.

Passemos a falar um pouco sobre as relações e o que os fatos históricos têm a ver com tudo isso. Lembremos a máxima que diz que devemos respeitar o meio ambiente no qual estamos inseridos. Mas, não fazemos parte dele? Sim, claro.

O Filme Ponto de Mutação – 1990- de Bernt Amadeus Capra retrata com inteligência o diálogo de três pontos de vista sobre o mundo, as pessoas, os relacionamentos e como nos relacionamos com tudo o que está à nossa volta. O cenário, um castelo medieval da França. Os três personagens, um político frustrado, um professor de Literatura e uma cientista desencantada com um projeto inexequível da época. Pessoas com cultura e ideologias totalmente diversas. Cito aqui a película, pois é uma referência interessante de como o indivíduo, mesmo profissional e culturalmente inserido nas problemáticas da vida, pode discordar ou não entender o mundo que o cerca. É a eterna luta o homem, a natureza e a ciência.

Como concatenar essas ideias em prol da humanidade como um todo, como fazer com que as pessoas consigam entender? A grande reflexão do filme: Mudando nossa maneira de ver o mundo. Nessa resposta se consegue perceber a transversalidade na educação ambiental e a importância de ser discutido o tema em redes de ensino de maneira interdisciplinar, sendo trabalhada como uma grande teia ligada a diferentes disciplinas, a fim de analisar o fenômeno.

Essa é a questão. E um grande desafio para nós educadores e para o mundo.

Fica aqui a reflexão.

Paz e luz, caros leitores! Até a próxima!

Silvinhapoeta
Enviado por Silvinhapoeta em 30/04/2018
Código do texto: T6323001
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.