Viveu pouco, mas intensamente ...Será ?

         E a canção tocava no rádio ..." E eu que não me sento no trono de um apartamento, com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a moooorte chegar ...! "- Um trecho da música "Ouro de tolo", de Raul Seixas.  Uma letra inteligente, que chamava a atenção sobre o conformismo no tempo da Ditadura, a classe média que levava a família ao zoológico dar pipocas aos macacos, tinha um Corcel 73, ganhava Cr$ 4.000,00 por mês, e o resto...era só um detalhe.
         Pois bem, esse "Maluco Beleza", morreu cedo, aos 44 anos, de uma série de complicações decorrentes dos abusos no organismo. Poderia ter se cuidado, mas "escolheu " o fim,  a vida lhe foi pesada. As drogas e o excesso de medicamentos também mataram Elvis Presley e Michael Jackson, química demais , não há corpo que aguente.
         Elis Regina, se foi aos 36, vítima de overdose, segundo relatos dos mais íntimos, ela não sabia beber e se drogar, era novata nesse campo, e calculou mal. O risco fatal para quem brinca com a vida.
         Os que se foram aos 27 anos, são vários; Jim Morrison, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Amy Winehouse (foto), Kurt Cobain..., parece a idade de quando a ficha começa a cair, e o mundo lhe pesa mais do que a legião de fãs e "fotógrafos".
          Pela Aids, temos o Renato Russo aos 36, Freddy Mercury aos 45, Cazuza  com 32, e outros mais...Também me lembrei da excelente Cassia Eller , de infarto aos 39, por não se cuidar.
           O tema não é para falar de defuntos, afinal hoje não é o dia de finados, mas sobre a questão ; " Vale a pena ?".
           Penso que é uma arrogância imaginar que os que vivem com simplicidade , fazem família, trabalham uma vida , se aposentam , balançam na rede às duas da tarde, também não tiveram uma vida plena, que são umas amebas com duas pernas, que não pensam, não tem sentimentos, não criam, não sonham , não amam, nem choram, e que estão apenas " ...esperando a morte chegar ", como disse o Raul. 
           Para as pessoas humildes e brandas de coração, há um legado de vida que passa para os filhos e netos, ensinamentos sensatos, mesmo que sejam pequenas coisas do seu mundo, segredos do campo ou sobre os animais. Sabem fazer um telhado, e colocar gente em baixo, abrem uma vala para a água correr, o moinho , o monjolo e a roda d'agua para beber.
             Vivem 90 ou mais, e ao seu modo, "intensamente".
          

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 20/05/2018
Reeditado em 21/05/2018
Código do texto: T6341966
Classificação de conteúdo: seguro