O Brasil tem Neymar, Atiz (Crônica bônus)

Boa noite meus 23 fiéis leitores e demais 36 que de quando em vez passam por aqui a fim de bater uma bolinha literária. A Atiz estava preocupada com o jogo do Brasil, disse em um comentário. Ah, Atiz, imagina então os sérvios, que não tem Neymar no time?

A Argentina tem Messi, Portugal tem o Cristiano Ronaldo e o Brasil tem Neymar. E os três passaram de fase. Do CR7, quatro gols na Rússia 2018, nem preciso falar, né. O cara é uma máquina de fazer gols. O Messi fez três gols nas eliminatórias, no último jogo, e classificou a Argentina pra copa. Fez um contra a Nigéria e abriu caminha para a vitória, um gol de quem sabe muito. E o Neymar, quarta-feira, esbanjou talento contra a Sérvia. Tudo o que os sérvios queriam era ter um Neymar no time.

O futebol é um esporte coletivo, mas o talento é um dos diferenciais que determinam quem chega mais longe: fato. Imagina o time da Islãndia com um Neymar em campo? Teria passado pela fase de grupos, com certeza. Assim, Atiz, viva a beleza que é morar num pais que tem no esporte nacional um talento como esse rapaz. Tenha fé no talento, que o talento não costuma falhar, como diria o baiano Gil.

E vejo tantas críticas a esse rapaz aí no Brasil. Ele simboliza o maior do esporte nacional brasileiro. Os brasileiros estão em crise de identidade? Não gostam do que são? Querem ser o que não são? São caboclos querendo ser ingleses, como cantou Cazuza na canção? Os ingleses e islandeses com certeza não querem ser brasileiros, mas todos queriam ter Neymar no time. A seleção inglesa, com Neymar, ganharia a Copa da Rússia com sobras. Acho que deveriam valorizá-lo pelo que ele é, o maior jogador do futebol do país, tão somente. Acho triste essa coisa de puxar pra baixo, ela não constrói. Mas cada pais com suas idiossincrasias, não é mesmo?

E agora, Atiz, vem o México nas oitavas-de-final. Um bom time, tem até o Javier Hernandez, craque de bola. Mas não é um Neymar, que é genial. E o Brasil é a seleção do país do futebol. Imagina o que estão sentindo os mexicanos? Podem vencer o Brasil, claro. Mas as chances estão clara e objetivamente contra eles. Eles não tem, sobretudo, Neymar. Ah, se eles tivessem Neymar, buenas, daí as coisas estariam em pé de igualdade. Não estão, mesmo não sendo esse um jogo jogado.

Quem tem Neymar, Atiz, não tem o que temer, tem de ter confiança, pois as chances estão a seu favor mais que a favor dos outros. Creio que somente os argentinos não temem o Brasil nessa copa. Apenas. Tem Messi. Portugal, mesmo com o CR7, sabe que a diferença entre os times é muito grande. E todos esses que cito aqui podem se encontrar numa semi-final.

Um abraço, Atiz.

PS - Acho que o Uruguay, que tem uma boa defesa os matadores Cavani e Suárez, também não teme. E só. Os outros, todos, suam frio.

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 28/06/2018
Reeditado em 28/06/2018
Código do texto: T6376567
Classificação de conteúdo: seguro