Um erro, um golpe e a teoria dos destinados. Talvez com aquela primeira fase do texto essa crônica fosse menor intitulada, ao permitirem que os diabos vermelhos belgas fizessem a virada para 3 X 2, quando os vencia por 2 x 0, os japoneses deram chance à Bélgica para enfrentar o Brasil, depois de 2002, a campanha da seleção sob o comando de Felipão, que chegou as semifinais em 2014, continua sendo a melhor, no terceiro milênio não houve técnico brasileiro que levasse a seleção a tão longe, apesar de os 7 x 1 para a Alemanha, no Estádio do Mineirão. Apesar disso, sou favorável à manutenção de Tite no comando da seleção brasileira. Ao que parece o destino conspirou contra Tite. Quem vai para a guerra perde o medo, não há mais bicho papão, os países africanos com a Nigéria que tem título olímpico de futebol mostram isso, apesar de certa inocência ou pureza em seu jogo. O segundo cartão amarelo dado ao Casemiro tirou-o do jogo, Fernandinho entrou em seu lugar, fez gol contra o patrimônio em um lance de escanteio quando se atrapalhou com Gabriel Jesus! Ai, Jesus, que copa do mundo com letra minúscula. Firmino deveria ter entrado, sei lá, já tivemos bons atacantes como Careca; duplas de ataque maravilhosas como Tostão e Jairzinho mais a frente com Pelé também atacante, mas a verdade é que desses atacantes que estão aí Jesus nos livre! Duplas de ataque vencem jogo e copas do mundo, mesmo com times sem tantos talentos como o de hoje, eliminado por 2 X 1 para a Bélgica. Lembremos como jogadores como Romário e Bebeto foram decisivos em 1994. O gol que trouxe alguma esperança de virada foi marcado por um meio-campista, Renato Augusto, que substituiu outro meio-campista, que já foi eleito melhor jogador em campo contra a Costa Rica, quando marcou um gol de penetração precisa e rápida. É uma boa jogada, é, resulta em gol, sim, mas a verdade é que esperávamos mais dos meio-campistas do que, com exceção de Neymar, dos demais atacantes. Dos meio-campistas que vi jogar, Zidane foi o mais decisivo de todos, por isso é o craque que é também fora do campo. Somente Gerson, se contarmos também suas atuações em clubes, fez sombra a Zidane como meio-campista decisivo, agressivo, bom de bola e de lançamentos, mas foi campeão em um time de craques em 1970. Nessa copa a França tem um bom meia-armador, Griezmann, mas do mesmo nível tivemos dezenas, de Zico a Kaká, que em seu auge foi superior a Griezmann. Fico com pena, porque essa geração de futebolistas de campo brasileiros é uma boa geração, que não tem atacantes de porte, era difícil Casemiro não tomar o segundo cartão antes de disputar essa partida em que a Bélgica nos eliminou. Não sei quais serão os destinados a serem campeões do mundo. Eliminado o Brasil e o Uruguai, agora vou torcer pela Croácia, que nunca atrapalhou nosso caminho nem foi campeã do mundo.
Fabio Daflon
Enviado por Fabio Daflon em 06/07/2018
Código do texto: T6383218
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.