Medir forças com quem é mais forte é muito difícil, mas não é impossível às vezes sair vencedor, no jogo contra o Uruguai, já classificada para a fase de mata-mata, mas ainda na fase de grupos, a Rússia tomou três gols do Uruguai, que veio à copa com um time respeitável, mas que sem Cavani não foi capaz de jogar de igual para igual contra a França. A verdadeira capacidade de performance da Rússia, entretanto, não é a do futebol que apresentou contra o Uruguai. O Brasil fez um amistoso contra os russos e ganhou de 3 x 0, todos os gols no segundo tempo. Aquele era o futebol que os russos tinham de verdade, uma capacidade limitada de resistir e tentar agredir no contrapé do adversário. Foi exatamente isso que fez contra a Espanha.
Em sua eliminação hoje para a Croácia não foi muito diferente, mas foi diferente, deu trabalho ao goleiro croata, chegou do fim da prorrogação com o placar de 2 x 2. Torci pela Croácia, que é meu time preferido para ganhar essa copa. O goleiro russo fez seu papel, eliminou a Espanha, o que para mim traz sempre gratidão, gosto de ver a fúria espanhola murchar! Mas o goleiro croata também foi igualmente bem, afora nem ter precisado defender o chute do brasileiro naturalizado russo Mario Fernandes, que chutou o pênalti para fora.
Seria legal a Rússia chegar até a final, mas não seria justo, uma Rússia campeã do mundo seria ótimo para o futebol russo, mas não sei se seria bom para o futebol mundial ter uma campeã do mundo com futebol limitado e apenas de reação, que agride mais porque está em casa, mas que costuma perder mesmo quando tem bons times, melhores até do que disputou esse torneio. O culto ao corpo na Rússia é referido ao atletismo olímpico e isso deu em escândalos de doping. No futebol dos anos cinquenta e início dos anos setenta do século passado na Rússia também havia o mito do super-homem, do atleta invencível, mas foi Garrincha que acabou com isso, o anjo das pernas tortas fez os russos darem cabeçadas.
Parabéns jogadores russos e torcedores, fizeram boa campanha, mas foram mais longe até do que seria o pensável, um jogo entre Croácia e Espanha fica adiado, pelo que eu saiba nunca aconteceu em copa do mundo, os russos fizeram um grande favor a Croácia, quanto seria o placar final entre Croácia e Espanha caso a Rússia não tivesse eliminado a fúria espanhola? Isso ninguém sabe.
Viva a Rússia, mas agora sou Croácia até o fim desse campeonato, desde pequenininho!
Fabio Daflon
Enviado por Fabio Daflon em 07/07/2018
Reeditado em 07/07/2018
Código do texto: T6384059
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.