Uma catedrática .

            Chamada " Helena Bonito Couto Pereira",  minha professora de Letras no terceiro ano.
            Uma das melhores professoras que já conheci na vida, e uma das mais antipáticas também. Ela escreveu o "Michaelis em Espanhol", que não considero grande coisa !
            Chegou de ôvo virado, grávida de barrigão pesado, uma pilha de livros e outros trabalhos nas mãos, cansada e mau humorada, como de costume.  Foi reclamando que havia se esquecido do giz, e que não havia aluno capaz de ir buscar um pedaço para iniciar a aula. Nenhum problema até aí, mas a forma como falava, com uma arrogância enorme, inibiu qualquer iniciativa da classe, e continuou falando e insinuando , como se alguém tivesse que a atendê-la a qualquer custo. Ninguém saiu do lugar, e eu como era o representante da classe, e o mais velho da turma, com 37 anos, saí da sala sem nada dizer, e fui buscar o giz.
             Passei em uma sala e nada, pois o professor me disse que cada mestre tem que carregar seu próprio material, achei uma insensatez , mas percebi que a professora Helena poderia não ser simpática também entre os professores, e fui para a sala de Pedagogia , onde uma professorinha me deu dois tocos de giz de má vontade, e me disse a mesma coisa, então entendi o mau humor da nossa professora de português.
            Entreguei-lhe os pedaços de giz e ela se acalmou , e ela agradeceu sem muita firmeza, mas agora  não importava pois ela tinha o giz, e se calara para dar a sua aula, que era sempre muito boa.
            Quando a turma teve que escolher um paraninfo, sugeri a professora Helena, pois depois desse episódio percebi que ela mudara para melhor, eu vinha fazendo um trabalho à favor dela, sem qualquer razão pessoal, mas acadêmico, pois era uma das nossas melhores professoras, mesmo sendo chata. Sabia elogiar , mesmo que discretamente, e percebi que ela gostava do meu trabalho de aluno, e sabia que eu era o líder da classe,  mesmo sem nunca ter-lhe dito isso.
            Eu uso o seu dicionário e sempre me lembro dela, e quanto as pessoas podem passar uma imagem arrogante, mas isso não importa porque lá no fundo todos nós estamos apenas aprendendo uns com os outros..
            
           
 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 08/07/2018
Reeditado em 08/07/2018
Código do texto: T6384821
Classificação de conteúdo: seguro