A Ferro-Quina , lembram ?

Os mais antigos devem se lembrar (?), lá pelos anos sessenta havia um tonificante chamado " Ferro-Quina ", o mais famoso era da Bisleri. Essa bebida à base de ferro e quinino, tinha a função de combater e evitar a anemia, que tanto assustava as mães, pois uma anemia mal curada poderia causar uma leucemia. Era o que nos diziam quando não queríamos tomar o cálice diário antes de irmos para a escola.

O quinino vem de uma árvore da América do Sul, a "Cinchona", principalmente da casca. Seus efeitos foram descobertos no século XIX , pois curava a malária, fazendo com que os pesquisadores , soldados na guerra e também sertanistas , levassem pílulas de quinino consigo, que misturavam à água não potável. Seus efeitos porém são mais amplos, pois é anti-inflamatório, digestivo, ajuda a limpar o fígado, restitui o apetite, e etc.

Por essa época, as crianças também tomavam o Tônico Fontoura, que tem uma fórmula parecida, um ajudante e tanto para as mães da época.

A minha mãe tinha o hábito de examinar o vermelho dos olhos com certa frequência, e eu não me lembro de ter problemas com nada disso, era um serelepe, precisava sim de um "anestésico", rsrsss...pois não parava , estava sempre correndo e pulando.

A Ferro-Quina até que eu tomava , mesmo não gostando do sabor, fechava os olhos e "pra dentro", mas o tal do " óleo de fígado de bacalhau ", nem pagando. Por sorte a minha mãe entendia que poderia pular essa etapa. Uma vez colocamos uma colher em um formigueiro, e juro que vi as formigas de língua de fora !

Hoje não se necessita mais desses produtos, tudo está devidamente balanceado e higienizado, as crianças crescem mais fortes e saudáveis.

Na minha infância as mães rezavam para a gente não se machucar, pois não haviam postos próximos, e geralmente o farmacêutico é quem dava um jeito, isso quando as próprias mães não usavam da sua medicina doméstica, recebida de gerações anteriores. Nunca faltavam álcool forte ( não como os de hoje), arnica, merthiolate ou mercúrio, algodão, esparadrapo, e gaze. Para as picadas de insetos, vinagre resolvia na maioria das vezes.

Hoje as farmácias não podem mais colocar a mão , falta pouco para as pessoas não tomarem sequer injeções nas farmácias, enfim...novos tempos.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 09/07/2018
Reeditado em 09/07/2018
Código do texto: T6385198
Classificação de conteúdo: seguro