Martina Putina, tia do Putin, telefona indignada para Donald Trump

Martina Putina tem 85 anos e mora no Kremlin desde que seu sobrinho Vladimir Putin tornou-se presidente da Rússia em 1999. Começou a enriquecer justamente nessa época, tornando-se, atualmente, possuidora de uma das maiores fortunas da Rússia. Coincidentemente, pode-se dizer o mesmo de seu sobrinho... Quando perguntam para ela sobre a coincidência de começar a enriquecer quando já estava aposentada, ela desconversa e muda de assunto... O que ela fez na vida, ninguém sabe... Admite qualquer crítica, menos que a chamem de “laranja”... Detesta a fruta e a cor.

Costuma telefonar, de vez em quando, para o presidente dos Estados Unidos Donald Trump a quem conheceu durante a campanha eleitoral presidencial de 2016 justamente quando fazia uma viagem turística por aquele país.

Ajudou-o em sua campanha eleitoral com a bagatela de 200 milhões de dólares. Desde então, ele chama-a carinhosamente de “Tia Tininha” ou “Titia”. Ela, quando está falando sério ou indignada, chama-o de “Trumpinho”. Quando meiga e carinhosa, chama-o de “meu Patinho”, alusivo ao Pato Donald de Walt Disney.

Tem como valores inegociáveis de sua vida: TRADIÇÃO, FAMÍLIA e PROPRIEDADE. Se mexerem com algum deles, ela “vira bicho”!

o - o

- Alô, é o meu Patinho?!?

- Sim, Tia Tininha...

- Ah! Que saudade desse meu lindo! Sempre lembro de ti durante a campanha com essa tua melena loira pairando no vazio... Que fofura! Foi bater o olho... e vi ali o sinal da tua vitória! Dizem que nos arremessos o jogador de basquete Michael Jordan pairava no ar por instantes... Ah! Quem vence a lei da gravidade, vence tudo!!!

- Tal vez por isso... quero dizer, por suas capacidades pré-cognitivas, eu a considere minha conselheira política.

- É... mas tu tens me entristecido...

- Eu?!? O que é isso, Titia?!?

- És tu mesmo, Trumpinho! Não te faz de bobo... Tu estás há um ano e meio na presidência e hoje os Estados Unidos já é considerado o império do caos... Tens um caráter imprevisível e errático. És grosseiro, cometes erros com facilidade, tomas decisões contraproducentes, tens frequentes ímpetos de abuso de poder e és considerado “uma criança” por muitos que convivem contigo na Casa Branca... Tuas posturas são populistas, isolacionistas e xenófobas... Meu Deus! Chegas a contradizer os conselhos dos especialistas que compõem tua equipe de ministros... Onde nós estamos?!? Nunca se viu isso num presidente de governo! Eu não entendo, Trumpinho... Como foste capaz de fazer tanto estrago em tão pouco tempo?!? Eu até gosto da tradição, do conservadorismo e das posições políticas da direita... Sou adepta de carteirinha do neoliberalismo da Escola de Chicago! Mas Richard Sennet, um sociólogo inglês muito respeitado, afirma que tu és fascista... Aí, não!!! Aí, nós chegamos no exagero descontrolado... Lembras do Benito (Mussolini) e do Adolf (Hitler), o que eles fizeram e como terminou a vida de cada um?!? Tua esposa Melania, há poucos dias, tinha esta frase escrita em sua camiseta: “A verdade não importa!” Penso que ela se referia à verdade filosófica... Ichh! Defesa velada do fascismo... O que é isso?!? Trumpinho, sem filosofia, impera a força bruta... Campo de concentração de Auschwitz?!? De novo?!? Cuidado! Não podemos repetir os caminhos históricos errados ocorridos tão recentemente... Devemos aprender com eles! Bah... Que barbaridade! Cheguei a ter uma crise hipertensiva esta noite de tão preocupada...

- Calma, Tia Tininha...

- Fica quieto! Eu ainda não terminei de falar... Teu comportamento bizarro deslumbra uma derrota republicana esmagadora nas próximas eleições de novembro, em teu país, em que serão renovados um terço do Senado e toda a Câmara de Representantes. Trabalhaste quatorze anos num Reality Show e não serves nem como garoto propaganda de teu partido?!? Eita!!!

- Tia Tininha...

- Faz favor... E essa guerra comercial com teus aliados históricos?!? Essas taxas alfandegárias aplicadas a produtos importados pelos Estados Unidos provenientes da Europa, China, Canadá e México?!? Claro que virá revanchismo em relação aos produtos norte-americanos importados por eles... Não pensaste nisso?!? Quem ganha com essa guerra comercial mundial imbecil?!? E olha que o Nixon montou toda uma arquitetura diplomática com a China após os escombros resultantes da Segunda Guerra Mundial e da Guerra da Coréia... E tu, Trumpinho, num piscar de olhos colocaste tudo abaixo... Ai... meu Pai! Onde nós estamos?!?

- Tia Tininha, a sra. está ofegante...

- Claro! E tu querias que eu estivesse como?!? Chegou aos meus ouvidos que durante a campanha tu tiveste encontros sexuais com prostituição da pesada, compraste o silêncio da moça e ela te demandou na justiça... Que bagunça é essa, Trumpinho?!? Retidão moral é tudo! Não te fresqueia!

- Ueba! Que termo é esse, Titia?!?

- Minha irmã mais nova mora no Alegrete, cidade do extremo sul do Brasil, e, de vez em quando, eu faço uma visitinha por lá... Esta expressão quer dizer “Não te faz de bobo!”

- Tia Tininha...

- Cala a boca! O que me deixou uma arara mesmo... O que me fez subir pelas paredes e caminhar no teto de tanta raiva de ti, Trumpinho, foi a separação das famílias – pais para um lado e 2.300 crianças para outro – na fronteira do México! Tu tens consciência de girino, Trumpinho?!? Honduras, El Salvador e Guatemala, de onde essas famílias proveem, são países em conflito interno, quer dizer, com violência terrível... As famílias não tinham outra saída, senão fugir... E o teu país é o mais rico do planeta... Não vais acolher esses pobres coitados?!? Trumpinho, deixa de ser cruel! “Tolerância zero?” Que palhaçada é essa?!? Tu tiveste mãe!!! Ela não te ensinou isso... Ah! Não! Aí, não!!! Mexeu com a FAMÍLIA, eu “viro bicho!”. Só faltava essa...

- Já estou pensando em cobrar de volta aquela “ajudinha” que fiz para a tua campanha eleitoral aí nos tribunais norte-americanos com uma dúzia dos meus advogados aqui do Kremlin... E vou colocar no ventilador tudo o que sei sobre a ingerência russa naquelas eleições... E segura os teus esfíncteres porque o que eu sei não é pouco...

- Calminha... Faz isso não, Titia...

- E o Vladimir (Putin), meu sobrinho, é outro tonto... Foi anexar a Crimeia e intervir na Ucrânia. Resposta: recebeu como prêmio a deterioração nas relações diplomáticas com todos os países importantes do mundo... Vocês dois deveriam melhorar esse mundo, garantindo um futuro feliz, mas estão fazendo tudo ao contrário! Por que vocês dois ainda não resolveram aquela guerra na Síria?!? Estão esperando o quê?!? Nossa! Cada dia que passa, eu me vejo mais indignada!!! É muita incompetência!!! Na sala do Vladimir, eu entro quando eu quero! E ele já está com as orelhas vermelhas... Já falei para ele poucas e boas! E tu, Trumpinho, prepara um quarto de hóspedes aí na Casa Branca... Qualquer dia, chegarei aí e tu vais te a haver comigo! Quero explicações!

- Tia Tininha... Não me deixaste falar ao telefone...

- Nada de telefone! Por hoje, chega! Terás de me enfrentar cara a cara! Diante de uma onça pintada, estarias mais feliz...

BLUUNFFF... (bateu o telefone nos ouvidos do infeliz...)

Martina Putina saiu bufando de seu quarto que nem um touro miúra! Oléé!