A teoria é linda, a prática é verdadeira.

Quantas vezes ouvi a frase ; " Não atacamos pessoas , atacamos problemas ! " . Guardei isso no fundo do coração, e procurei aplicar ao máximo, como um mandamento sagrado.

Na prática porém, poucas vezes vi essa linda teoria indo à prática, nem desses "filósofos" que a pronunciaram em aulas comerciais. Pobre de nós, que assistimos a tantas tolices como se fossem encantamentos...O que vale mesmo é o altruísmo, se pôr no lugar sem muitos julgamentos: " E se fosse eu, como me sentiria na pele dessa pessoa ?".

Direi uma frase da minha cabeça : " Prefiro uma verdade feia do que uma mentira bonita", ou seja, se a pessoa estiver sendo verdadeira ou estiver se punindo por uma falha qualquer, eu não irei pisar , de forma alguma , pelo contrário. Quase tudo tem solução quando desejamos que tenha !

A palavra "culpa" já sangra por si, ninguém precisa colocar o dedo para senti-la, nem deveria ser usada com tanta frequência, afinal os erros são cometidos por quem trabalha, tenta, se esforça e sai da toca para lutar com energia. Covardes não erram, não se expõem , se escondem e colocam outros à frente dos problemas, só aparecem na hora da solução - Cansei de ver isso ! Depois vem com aquela ; " Eu sabia...! ". Mas , aonde estavam quando era necessário assumir riscos ?

Quem faz a roda se mover são os que saíram da cartilha, do manual algumas vezes, pois sempre aparecerão situações novas e imprevistas, e a solução estará na coerência e na experiência...e podem procurar no livro, que não acharão o capítulo, te garanto .

Presenciei muitos "doutorados" de nariz empinado aparecerem com o rabinho no meio das pernas, recolhendo e enrolando seus diplomas em pouco tempo, e assumindo novas posturas.

A teoria sempre ajudará, será uma base sólida para a prática, que é a que suja as mãos de graxa, a que sai do gabinete para ver de perto. Algo como os jovens estudantes de medicina aprenderem a reanimar alguém massageando um boneco, quando estiverem com alguém de verdade não poderão se afogar junto, então aprenderão de verdade.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 22/07/2018
Código do texto: T6397271
Classificação de conteúdo: seguro