Um grande escritor .

             Opino pelo simples fato de gostar de opinar,  há um prazer único em julgar , seja lá o que for, até a maionese da festa de casamento , tudo...mas sei também, que não possuo qualificação técnica para todos os meus julgamentos.
              Não posso afirmar " fulano é um grande escritor", só porque eu gosto das suas obras, embora me traga satisfação em ler suas páginas,  mas não posso afirmar ...cravar-lhe  um selo de qualidade máxima a cada livro,  desejar que consiga um Nobel de Literatura, não, a humildade me limita a ser apenas um leitor.
               Deixo esses julgamentos aos que sabem mais do que eu, em todos os campos , sejam:  atores, cantores, músicos, poetas, pintores, arquitetos e etc.
               Como disse Suassuna, deixemos que o tempo responda as perguntas como se deve, e traga à posteridade os méritos a quem se deve, como tem ocorrido até agora.
                Quem atravessava os períodos :Modernista, Parnasiano ,  Romantismo e etc...não tinham na ocasião a clareza de estar marcando uma época, pois ela estava acontecendo em paralelo a suas próprias vidas.
                 Existem bons escritores,  mas poucos são grandes escritores, há uma grande diferença,  e se pegarmos os premiados e os indicados em cada ocasião , e os compararmos com outros , veremos algumas dessas diferenças. São prêmios de excelência, não podemos comparar a Literatura com os nossos gostos comuns, populares,  de simples consumo, como as canções do rádio.  Daqui à pouco alguém pode achar Amado Batista melhor que Pavarotti, sei lá ?! - Com todo o meu respeito ao artista. O que quero dizer é que a pessoa pode gostar, mas isso não fará do cantor o melhor.
                
                 Claro que no século XIX, ainda não existia a premiação do Nobel, mas se houvesse, seria uma injustiça não premiar Machado de Assis ou mencioná-lo entre as indicações , ao passo que  outros, como José de Alencar nem seriam lembrados.
                  Muitos acreditam que saber ler é quantidade, muitos livros , mas não é isso, o bom leitor não é ancioso em nenhum momento, não cronometra , o tempo deixa de existir na primeira página de um livro.
                 

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 31/07/2018
Reeditado em 31/07/2018
Código do texto: T6405868
Classificação de conteúdo: seguro