A pior eleição de todos os tempos
 

Quando em mil novecentos em noventa e três houve o plebiscito sobre a forma de governo para a população escolher entre presidencialismo, monarquia e parlamentarismo, muita gente votou na monarquia não por conhecê-la plenamente, mas para repudiar o Congresso Nacional e sua podridão. A monarquia recebeu mais de treze por cento dos votos válidos, sem que nenhum príncipe aparecesse na televisão. Saiu vencedor o presidencialismo de coalizões, resultado melhor do que o parlamentarismo, naquela ocasião Leonel Brizola contribuiu muito pela vitória do presidencialismo, que por ser de coalizões destruiu o presidencialismo tornando-o o mais corrupto sistema de governo independente da vontade de quem quer que fosse presidente, tornando qualquer governante corruptível. De lá para cá a política conseguiu se corromper ainda mais, até que Lula em uma terceira tentativa foi eleito presidente do Brasil para tentar o populismo e manter o Partido dos Trabalhadores o maior tempo possível no poder, sendo exagero que pensar que com Lula houvesse a intenção de implantar uma ditadura do proletariado, prova disso foi o diálogo com Vladimir Putin, quando perguntado se não iria tentar uma terceira eleição disse que não porque isso comprometeria a democracia.
Dilma foi eleita pela primeira e pela segunda vez ainda sob o guarda-chuva da popularidade de Lula, que sob os ventos favoráveis da economia mundial pode governar com mais facilidades. Recebeu de Lula a herança de o aparelhamento do estado ter se ampliado criando um enorme cabide de empregos para os companheiros e oportunistas nem tão companheiros assim! Gente do PSB, do PMDB e, principalmente, do PT deitou e rolou na hora emperrar a máquina pública com incompetência e ganância. Várias foram as tentativas de Dilma para aumentar a influência dela em todos os setores, criou focos de resistência grande em órgãos públicos, o Itamaraty chegou a sentir falta de dinheiro para comprar papel higiênico para suas embaixadas. Na Fundação Nacional de Saúde, onde me aposentei em dois mil e quinze, li o seu decreto lei, que não vingou, que tentava criar o Instituto Nacional de Saúde Indígena, barrado pelo Ministério Público, porque era inconstitucional por não se poder ferir o princípio de assistência igualitária pelo Sistema Único de Saúde, que por ser único é para todos. Tal decreto foi publicado dois dias antes de sua reeleição a mostrar a sua arrogância e o seu querer criar um segmento indígena não incorporado ao povo. O que se tentou também fazer com os negros com o projeto de cotas raciais ao invés de sociais, sendo a responsabilidade desse erro cabida a Reitora Nilcéa Freire, socialista honesta e sincera, que depois disso foi a primeira Ministra da Secretaria das Mulheres, com importante trabalho contra a violência de gênero.
O PT perdeu eleitores batendo na classe média enquanto os seus propinodeutas, entre os quais Antônio Palloci, enchiam as burras de dinheiro ilícito, não se podendo acusar pessoas como José Genuíno de ladrão contumaz, Genuíno era um político interessante que dialogava mesmo dentro das Forças Armadas. A guerra entre coxinhas e petralhas foi decorrente disso tudo aí, entre os coxinhas havia inúmeros ex-eleitores do PT, gente que votou em Lula e Dilma em todas as eleições ou quase todas, até quando, felizmente, Aécio Neves quase passou Dilma em sua reeleição, mais como voto de protesto do que por mérito próprio, sendo hoje um político ficha suja ainda com direito a reeleição.
Em resumo, Geraldo Alckmin também está “sendo processado” e o caso do roubo do dinheiro das merendas em São Paulo nunca foi resolvido e talvez nem venha a ser, sendo a demora da punição dos culpados algo vergonhoso e maculador! Todos os candidatos oferecem óbices, mas fico aqui, por enquanto, pois foi dada a mensagem. Outro dia conversando com uma petista ela se irritou quando disse que o aparelhamento do Estado era corrupção, defendeu o aparelhamento como se isso fosse preciso para governar e não um grave desvio do uso máquina pública. Não adianta purificar o que não é puro. Não foram apenas os manifestantes pró impeachment de Dilma que trouxeram Michel Temer à presidência da República, com a justiça que está aí nem sei se Temer, Aécio e outros graúdos ficarão atrás das grades. Ao menos no primeiro turno muita gente não vai votar no PT, que terá e manterá alguma influência no país porque após ser indicado o candidato à Presidência da República este ganhará muitos votos na legenda por não haver, em princípio, um partido de esquerda que represente grande parte da população brasileira.
Fabio Daflon
Enviado por Fabio Daflon em 14/08/2018
Reeditado em 14/08/2018
Código do texto: T6418753
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.