Informalidade , quase uma clandestinidade !

            Ser cidadão de um país grandioso como o Brasil deveria ser um orgulho, mas nem sempre isso acontece.
            Hoje o desemprego chega a 22%, mas se incluírmos os que trabalham na informalidade , este percentual cairá para 12%  ou 13%.
             O governo fez uma reforma trabalhista, e só conseguiu piorar a situação, não sei que tipo de reforma foi essa ?!  A CLT é carteira assinada ( Consolidação das Leis de Trabalho) , ou seja; emprego de verdade, com todas as garantias que um trabalhador necessita, sem contar a dignidade de se sentir incluído no mercado de trabalho.
             Aqui entre nós;  informalidade é bico ! A gente anda pelas ruas e o que vê é a " clandestinidade", um mundo paralelo dentro de outro mundo, e as pessoas já se habituaram a isso, o ser humano é o " animal" mais adaptável do planeta !
             Quando tentaram criar uma lei para as empregadas domésticas ou diaristas frequêntes, se atrapalharam tanto que ninguém as queria contratar,  e assim foram obrigados a rever a nova lei, e refazê-la, uma , duas , três vezes...como quem prova a medida de sal no ensopado.
              O empregador paga caro para registrar um assalariado, práticamente já se pensa; Contrato por r$ 3000,00 e pago o dobro, fora Vale Refeição, Plano de Saúde , Transporte, PLR e outros bichos à mais.  Então fazem valer o "investimento" ao máximo, exigindo produtividades altas, metas difíceis, cargas pesadas ...e relacionamentos medíocres, pois em caso de terem que demitir, não haja qualquer sentimento de culpa.
                A clandestinidade encarece o setor amparado pela CLT, pois uma parte terá  que sustentar a outra metade, então as taxas absurdas e os impostos desmedidos entram em ação , já que a conta nunca se fecha.
                A prevenção é a melhor das soluções, por isso na Europa se dá medicamentos gratuítos aos aposentados, porque entendem que sai mais barato para o Estado do que tratar doenças crônicas e hospitalares. O que quero dizer com isso é que rever a CLT ( jogar fora a existente ) e fazer outra com menor recolhimentos , incentivará o emprego e a produtividade , trará o progresso em todos os segmentos.  - A prevenção é um investimento !
                No Nordeste a taxa de desemprego afeta 27% da população (famílias), sendo que só em Alagoas chega a 35%, um número assustador.
                Então o comodismo da classe média "sulista" pensa; " Alagoas não significa nada, é um Estado pequeno, lá longe...não interessa !" - O pensamento egoísta pensa exatamente assim, mesmo que a boca não se abra.  Outros sequer ouviram falar de cisternas , irrigação ou açudes, como podemos lhes falar de " Bolsa Família" ? - Para essa gente, não passa de "vagabundagem" pura,como se houvesse emprego e trabalho sobrando. Como disse Belchior na bela canção  ( Conheço o meu lugar) : " O Nordeste é uma ficção , o Nordeste nunca houve... "-
                  Será que o Brasil caminha certo por linhas tortas , ou caminha torto por linhas certas ?



 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 15/08/2018
Reeditado em 15/08/2018
Código do texto: T6419505
Classificação de conteúdo: seguro