Cantar é mover o dom...

" Cantar é mover o dom, do fundo de uma paixão, seduzir, as pedras, catedrais, coração..."- Djavan.

Cantar é isso que o poeta cantou, e por essa razão torço o nariz para os "MC", Toddynho, Ludmilla, os inúmeros pagodes de letras pobres e etc.

Torço o nariz também para a maioria dos cantores amadores que tentam um lugar ao sol, parecem que todos fizeram aula de canto com o mesmo professor, o francês Messiê Falsettê , então só gritam e colocam as suas mirabolantes técnicas vocais goela à fora, sem qualquer coração e sem saber o que a letra diz.

O calouro mesmo, aquele que canta tomando banho, cujo microfone é a mangueirinha do chuveiro...não existe mais, não serve , é ruim...nenhum desses jurados "tão capacitados" o ouve para dizer; " Você é bom, falta lapidação, a sua voz é linda e afinada "- Não, isso acabou em algum momento , já esqueci !

Que me perdoem a comparação,mas isso se assemelha as atuais escolinhas de futebol, onde a garotada tem a orientação de um profissional desde os cinco , seis anos...e aprendem o que ele ensina, o que nada tem a ver com a antiga "várzea", onde a magia realmente aparecia , como flor nascida no mato, como cão vira-lata...

Os bons cantores e intérpretes são poucos, os que tem brilho próprio, os que não se parecem com ninguém, a maioria envelheceu ou já partiu para o outro lado.

Mais do que técnica, mas muito mais...cantar é um dom !

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 23/08/2018
Código do texto: T6427279
Classificação de conteúdo: seguro