As Caravelas de Colombo; qual o significado dos nomes.

Percebi que na Internet haviam várias matérias sobre as caravelas de Colombo, e sobre o significado dos nomes.

A caravela "Santa Maria " se chamava " La Gallega", antes da expedição, e foi rebatizada com o nome da mãe de Jesus.

Para " La Niña", muitos disseram ser " a criança", mas ao pé da letra significa " A menina ".

O pior está na terceira caravela, onde nem os professores de história souberam determinar o significado do nome " La Pinta", chutaram algo como um tipo de pão ( ?), outros ficaram com evasivas, dizendo que foi coisa do estaleiro ( ?), e não acho nada disso...

A palavra "pinta" em espanhol tem um significado diferente que em português, é algo meio despojado e bastante andaluz, significa " a sapeca", algo assim, " a moleca" ou " a danadinha".

O que chamamos de pinta em português, em espanhol é " lunar", algo como " marca da lua", longe de traduzir o nome da caravela, rsrsss...nada a ver .

Nasci em Cádiz, cerca de 20 km de Palos, de onde as caravelas partiram para a América, e uma delas, creio que " La Niña" foi feita em "San Fernando", onde há uma réplica em tamanho natural, a cidade onde meus pais nasceram, e tive o prazer de conhecer.

Eram embarcações pequenas , com 20 metros de comprimento, por 7 de largura, de rápida navegação , para 25 homens.

Tenho que tirar o chapéu para esses caras que enfrentavam o Atlântico naquela época ( Final do séc. XV para o XVI), e entendiam muito de navegação, não se perdiam.

Tanto Colombo quanto Cabral, Vasco da Gama , Marco Polo, Américo Vespúcio, Pinzón, etc. eram feras em navegação, que exige cálculos e traçados de mapas, liderança , e muita bravura.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 01/09/2018
Código do texto: T6436455
Classificação de conteúdo: seguro