Sempre que os políticos falam da Educação, é do mesmo jeito, a velha ladainha de sempre ; " Vamos fazer mais salas de aula, aumentar o número de creches, colocar mais professores e tirar as crianças da rua ",
          De que adianta fazer isso sem estruturar ? - Será amontoar mais " tranqueiras no porão", sem organização ou uso adequado se tornam desperdícios.
          Afirmo categóricamente , os professores tem qualificação sim, e se fogem das escolas é porque não tem apoio, assim como os diretores e inspetores de aluno.
          Para começar, as salas não poderiam comportar  mais do que vinte alunos, é o que considero o limite máximo para se poder lecionar com um aproveitamento razoável. A manutenção não é só da prefeitura, a comunidade precisa preservar e ajudar ao máximo. Pequenos serviços podem ser feitos por pais de alunos, como cortar o mato, doar restos de tintas , ferramentas , livros,  pintar em mutirão e etc.
          No início dos anos 90 estagiei à noite em uma escola pública, para séries de adolescentes, e não é fácil. As professoras são heroínas, se desdobram para ensinar alguma coisa, e as carências são tantas que chegam a entristecer.
          Percebi também que a rebeldia nasce pela falta de estrutura familiar, e quando o professor tem comando e respeito, o jovem passa a confiar nele, e o coloca em um nível acima ,que se chama " confiança". Lecionei algumas vezes, poucas , porque tinha um emprego melhor e uma carreira consolidada, mas o suficiente para avaliar do lado de dentro.
           Tirar as crianças da rua ? - Ótimo, é o que todos nós queremos, mas isso não é apenas fechá-las em uma sala e sair correndo ! - Parece que a ficha ainda não caiu ; Recebemos o que damos na maioria das vezes, ou não ?
            A Sociedade não pode delegar funções familiares aos professores, isso é sacanagem pura ! O mestre vai à Escola para ministrar a sua disciplina, orienta aqui e ali sobre a vida, e pronto. Ele também tem família para cuidar em casa .
            Estão matando uma profissão chamada " magistério" !
         
        
         
         

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 29/09/2018
Reeditado em 29/09/2018
Código do texto: T6462673
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.