Queijos ...

Felizmente não sou apaixonado por queijos, aliás, por nenhum derivado do leite, e também são caros por aqui..

Para ser franco, nunca entendi porque os queijos são tão caros no Brasil (?), dizem que é o processo de cura e tal...mas as matérias primas são comuns, pelo que sei.

Aí vem aqueles caras metidos e dizem ; Tem três queijos que não podem faltar na sua mesa ... Pergunto ; Como assim ? Aposentado só vê essas coisas em revista !

Um único queijo pode custar mais de r$ 1.000,00 no Carrefour, muito mais, aqueles "faixa azul" da vida, e outros , como o "Pule" da Sérvia, que é feito de leite de burra, e chega a R$ 7.000,00. Será que burra é um bicho tão difícil de se achar, ou tinhoso de ordenhar ? No nordeste tem um monte desses bichos , igual cachorro, tem um em cada esquina, e são simpáticos, só faltam falar ; " Bom dia Sr. João , como vai a sua senhora ? ".

Se eu tivesse r$ 7.000,00 faria um cruzeiro marítimo, não iria comprar um queijo !

Ah...mas tem o queijo suíço, o francês...o serrano, o gorgonzola, parmesão, etc. alguns são importados.- Mas será que não temos ovelhas, cabras, vacas, burras , égua ...para fazermos os nossos próprios queijos ?- Precisamos importar ?

Nos anos 30 e 40 os pastores que levavam seus rebanhos às encostas das montanhas, onde a grama é mais fresca , levavam em seu embornal um pedaço de pão de centeio, uma cebola e um naco de queijo, a água da nascente e as frutas do campo lhe completavam a refeição. Que o digam os imigrantes italianos, espanhóis e portugueses mais velhos, que pastoreavam até o por do sol. Geralmente tarefas das crianças e adolescentes, pois não exigia força braçal.

Minas Gerais tem fama de fazer bons queijos, e os programas de TV vira e mexe mostram o processo de fabricação, onde seus orgulhosos senhores apresentam "seus rebentos" como se fossem o tesouro do faraó do Egito, e juro que não consigo entender por mais que me esforce.

Os mineiros gostam muito de queijo, e por isso contam aquela piada de que o mineirinho chutou uma garrafa à beira da estrada, e dela saiu um gênio, que lhe disse;

- Você tem direito a três pedidos .

- Uai, é pra agora sô ...eu quero um queijo bem bonito !

Plim ! Apareceu o queijo .

- Agora, uma muiê grandona e bonitona .

Plim ! Apareceu a tal "muiê" .

- E por fim, mais um queijo bem grandão .

Então o gênio coçou o cocuruto e lhe perguntou ;

- Por que você pediu uma mulher e dois queijos ?

- Sabe "seu" gênio...e que eu fiquei com vergonha de "pedi" três queijos !

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 27/10/2018
Reeditado em 27/10/2018
Código do texto: T6487410
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.