Lá pelo século XV...

Estava lendo um livro sobre costumes ao longo do tempo , só por curiosidade, pois gosto de saber das coisas sem que me contem. Não pensem que sou desses que ficam fazendo do que sabe um cartão de visitas, não sou assim, estou sempre no " assunto" da rodada.

Achei curioso saber que o garfo , por exemplo, não era usado na Europa antes do Séc. XV, só usavam a colher, para tudo , e que os pratos eram tábuas redondas, e pensei; " Caramba, que dificuldade para se comer um ensopado , deviam ser bem rápidos !" , mas é que sou um tonto mesmo...,eles usavam uma tigela para caldos, onde molhavam o pão. Engraçado o uso das facas, cada convidado levava a sua, da sua casa, pois era de uso pessoal, como escova de dentes ( ?).

O sal era artigo de luxo, pouca quantidade e em raras ocasiões, os ricos serviam porcos e outras carnes recheadas com aves, as vezes vivas, achavam legal isso ( pasmo), o mel substituía o açúcar, que não era conhecido na época, só muito depois entrou o açúcar de beterraba , que ainda é bem utilizado ( já provei, é muito bom).

O leite era muito consumido, fora isso o vinho e a cerveja ( a da época), e também faziam o hidromel, uma espécie de bebida à base de mel fermentado com água e levedura, tem cerca de 20 graus, e até hoje se faz .

Os pobres raramente comiam carne, se alimentavam de mingaus , legumes e verduras no ensopado, ovos e frutas.

Em muitas casas a cozinha ficava no andar de cima, pois era uma fumaceira só, e quanto mais alto, mais fácil da fumaça se expandir pela chaminé sem incomodar os vizinhos.

Os banhos não eram tão frequentes, mas na Europa o clima ajuda nesse ponto, os dias de calor aparecem só no verão, onde a água fria resolve , porém os bacanas tinham empregados para aquecer-lhe a água nas tinas, descendo e subindo seguidas vezes do alto da cozinha e temperando a água , e depois lhe esfregavam as costas, um trabalhão .

Havia uma certa higiene, isso de que tinham bafo de onça e não usavam sabonete , é mentira. A pasta de carvão era ótima para limpar os dentes, e até hoje é usada ( está voltando), e a gordura animal com oliva e plantas, servia para fazerem as barras de sabão.

Não usavam roupas para dormir, era bem prático...não vamos entrar em detalhes, certo ?

Os ricos usavam cama com colchão de penas de ganso, e os mais pobres dormiam no chão, e só posteriormente usaram o colchão de palha, que no dia seguinte tinham que bater a pau para igualar os gravetos e não espetar. ( Já dormi em colchão de palha, e não é ruim).

Cada dia da semana faziam uma tarefa diferente na arrumação da casa, o serviço doméstico era pesado mas as mulheres tinham a sua rotina bem definida, e dividiam as atividades entre si. Os homens eram muito ausentes, o trabalho e as distâncias entre as cidades lhe ocupavam muito tempo.

Não pensem que havia guerra a toda hora, nada disso, passavam por vezes décadas sem ninguém encher o saco, e quando o bicho pegava pra valer, todos tinham que ir, soldados ou não, naquela época não havia carteira de "reservista". Conviver com perdas era comum, e nem por isso choravam pelos cantos, também faziam festas e a vida seguia seu rumo.

Os únicos bichos que podiam entrar na casa dos ricos eram o cão e o gato, mas na dos pobres, era uma festa só, galinhas ,porcos e cabras passeavam pela casa quando o tempo fechava.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 31/10/2018
Reeditado em 31/10/2018
Código do texto: T6490682
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.