A burocracia .

A burocracia era tanta que as pessoas a chamavam de "burrocracia", e não era sem motivos.

Durante os anos 70 e 80 senti o que realmente era essa maldita burocracia, milhares de papeis e assinaturas sem fim, se protegendo da própria proteção, nada parecia seguro, e por repetidas vezes voltávamos para casa sem solução, só porque havia faltado o maldito do carimbo "x" ou a última rubrica, verdadeiros absurdos.

Parecia a dança das cadeiras de uma turma de lesmas da terceira idade, ao som de um disco da Enya, não se sentavam nunca !

As filas, por Deus...enormes, em todas as partes; INSS , cartórios, repartições , e os Bancos abarrotados de gente , tínhamos que falar gritando para sermos ouvidos. Humanidade zero !

Me lembro que meu pai escorregou no banheiro e quebrou o braço direito, feio, teve que operar e levar uns pinos , essas coisas que hoje são mais fáceis, mas na década de 80 era um "parto de porco espinho"...e naquela época o dinheiro era sacado com cheque, direto no Banco, então ele me pediu para conversar com o gerente e explicar que ele não conseguiria assinar. Lá fui eu, seu fiel escudeiro, e o "maledeto" do gerente insensível pacas, estava irredutível.

- Mas senhor, o meu pai está com o braço engessado, e a mão também, só aparecem as pontas dos dedos. Ele precisa receber , o dinheiro dele está no Banco a disposição, e não consegue pegar, por favor faça alguma coisa , entenda a situação...

Depois de uma choradeira tremenda, ele me pediu que levasse um atestado do hospital ( fácil), e levasse um cheque do meu pai, assinado por ele ( difícil), mesmo que fosse só com uma garatuja qualquer , ( uma idiotice).

Quando falei com o meu pai, ele ficou indignado, com razão, mas após a minha insistência ele colocou a Bic no meio dos dedos , por dentro do gesso, e fez um rabisquinho torto no cheque. No dia seguinte o tal gerente " cretino", com cara de sabichão e todo cheio de si, assinou o cheque no verso, carimbou uma vez, duas mais com outro carimbo, anexou o papel do hospital e finalmente me pagou.

Hoje, está tudo uma maravilha, as pessoas não fazem ideia do que nós " mais velhos" já passamos para chegar até aqui "vivos", um festival de cretinice ao cubo.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 31/10/2018
Código do texto: T6490740
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.