A Arte De Ser O Que É

Somos como "camaleões", ás vezes mudamos nossa cor de pele ou roupagem para se adaptar a um ambiente ou a uma terminada situação. Porém tem pessoas que possuem fraca personalidade, não conseguem ser verdadeiras, sinceras e autênticas. São os tipos de pessoas que são "enroladas" e que recorrem constantemente a mentiras e falsidades para justificarem-se. Ser o que é, ás vezes é uma tarefa difícil...
 
Há casos de jovens adolescentes que os pais são tão protetores que não os deixam livres para tomarem suas próprias decisões se esquecendo que nem eles e nem seus filhos são perfeitos e que ambos têm falhas. Os pais que têm amor excessivo por seus filhos, tentando protegê-los ou manipulá-los ao invés de ajudá-los acabam prejudicando-os, tornando-os adultos inseguros, perdidos e, ás vezes cheios de medo. É necessário deixá-los livre para se autoconhecer.
 
Por isso é que encontramos muitos jovens adolescentes perdidos, pois no processo de transformações são verdadeiros "camaleões" tentando se encontrarem, tentando descobrir o que realmente querem da vida. Ter autoconhecimento é reconhecer as nossas emoções é ter o equilíbrio e essas qualidades devem ser valorizadas. É necessário descobrir quais são os pontos fortes e fracos que se têm.
 
É necessário aprender controlar as emoções para que possa gerenciar a própria vida dando motivação a ela. Aquele que tem equilíbrio é líder da própria vida sabe refletir todas as suas ações e o impacto que provoca sobre os outros. Quando aprendemos conhecer nossos valores, passamos a vivenciá-los Quando aprendemos reconhecer nossas falhas, quando pedimos desculpas e assumimos a responsabilidade dos nossos erros repassamos créditos às pessoas com quem interagimos.
 
Quando colocamos equilíbrio em nossa vida nos tornamos bons lideres para família, para os amigos no trabalho e fora dele, passamos a viver bem espiritualmente e a nossa saúde melhora muito...  Aprenda de vez, identificar suas emoções e sentimentos, e aproveita cada momento para obter maior compreensão de si mesmo, sem medo. Tenha capacidade de lidar com seus sentimentos, analise tudo o que sente e faz mantendo sempre um diálogo interno.
 
Deixe de se pôr na posição de vítima ou de réu, e seja alguém responsável pelos seus próprios sentimentos. Valorize suas experiências passadas mesmo as mais dolorosas como verdadeiros ensinamentos. Desenvolva sua sensibilidade para ouvir sua intuição confiando cada vez mais em si mesmo buscando os melhores caminhos.

Reconheça os seus sonhos como valiosas mensagens provenientes do seu inconsciente e quando ficar enfermo, quando surgir algo, relacione suas dores com suas emoções. 

Mantenha sua auto-estima sempre positiva e tenha elevado o seu amor-próprio para manter relações saudáveis. Aprenda a dizer "Não" quando for preciso sem culpa e se liberte da necessidade de aprovação dos outros reconhecendo que suas vontades, seus desejos, suas necessidades é lutar por sua felicidade.
 
Mude tudo que não lhe faz bem ou o que lhe faz sofrer. Sinta-se livre para amar e principalmente para viver, não seja um "camaleão". O autoconhecimento é um processo que dura à vida inteira, e o significado disso é. Olhar sempre para a pessoa maravilhosa que você é!
 

 

06/09/2007