Uma criança curiosa...

Parecia que estava brincando no chão, distraído entre os brinquedos, quase sempre eram as miniaturas de índios e caubóis, que viviam em eterna briga pelo assoalho, " mal dava conta de limpar tanto sangue ! "- Depois ficavam por lá esparramados, no que a minha mãe sempre gritava; " Pepito, recolha esses caubóis na caixa ".

Por vezes enquanto criava as aventuras de tiroteio e flechadas, uma das orelhas me antenava para o papo dos " maiores" , e palavras avulsas entravam sem pedir licença; " comunista", disseram... Sim, porque os adultos pareciam abaixar a voz quando diziam ; " Ao que parece fulano é um ... comunista", e coisas assim...

Eu só tinha sete anos por essa época, e o meu pai não estava conosco, já estava na América, então perguntava tudo pra coitada da minha mãe, o dia inteiro a metralhava de perguntas esquisitas, que ela ia respondendo como era possível.

- Mãe , o que é " comunista" ?

Ela ficou branca, mais do que já era por natureza...

- Não te importa ! - Me respondeu áspera , isso não é pergunta para crianças !!!

- Mas mãe, eu quero muito saber ...!

- Cale-se senão a polícia vem aqui e te leva preso !

Se ela pensou que me intimidara com isso, estava muito enganada, eu sabia muito bem que não algemavam " niños" de sete anos, nem nos filmes . Então desafiei ; " Agora eu sou um comunista, pronto, acabou ".

- Para com essa história ridícula !

Então fui até o terraço, onde ela pendurava as roupas e gritei bem alto, a todo pulmão; " EU SOU COMUNISTA, VOCÊS OUVIRAM...COMUNISTA !".

Nem ela se aguentou...meio brava e rindo da minha peraltice, correu atrás de mim, no " vou te pegar seu moleque ...", enquanto eu gargalhava de montão.

Claro que ela nem tentou me explicar o que era , pois certamente eu não entenderia nem a metade.

- Mãe , o que as pessoas vão pensar de mim ?

E ela me disse calmamente ; " Que você é um tonto !".

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 14/11/2018
Reeditado em 14/11/2018
Código do texto: T6502336
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.