Era bom de piadas...!

Houve um tempo em que eu era bom de piadas, sem falsa modéstia, até porque não serve para nada !

Quando saia uma rodinha de piadas entre amigos, vinha uma atrás da outra, um contava de lá, e eu já emendava daqui, interpretava a danada, fazia suspense , vozes e bocas, até que achasse o ponto certo de fechar - Depois só gargalhadas...!

A roda ia aumentando, mulheres e homens , e se tivesse rolando "umas" geladas, " Vige Santa", era bom as beatas se trancarem em casa. Sempre dois ou três se revezavam, sem deixar a peteca cair, e eu sempre no meio da bagunça, o meu repertório era imenso, de todos os tipos , rsrsss...Já me chamavam pro rolo, e às vezes eu pensava; " putz...hoje não estou legal ...", mas na hora o bicho me mordia, e pronto, ficava nos "trinques" , era só ouvir uma que me agradasse que já puxava a minha para rebater no mesmo nível, pra risada não parar.

A minha mulher me perguntava depois ; " de onde você tirou tantas piadas assim, tem algumas que eu nem conhecia ...! "- E eu lhe respondia com malícia; " Você já viu espanhol tocando cuíca ?"- " Pois é, eu já toquei algumas vezes , aprendi ! ". Como sabia que era verdade, apenas se divertia.

Olha, vou te dizer , não havia esse negócio de preconceito, rolava todos os tipos de piada, até as mais danadinhas ; de bicha, de judeu, papagaio, de negão, prostituta, padres, bêbado...o que viesse . Confesso que nunca fui de piadas sujas, preferia as mais ridículas, achava mais engraçadas. Naquele tempo ninguém ficava com frescura, todos se divertiam, a hipocrisia e o falso moralismo passavam longe.

Muitos anos depois , na Ford, nós fizemos uma mudança de prédio, e naquele dia, desligamos tudo, esvaziamos arquivos e encaixotamos tudo, devidamente etiquetado para não virar um "rebosteio", e depois , enquanto o caminhão não chegava e fôssemos dispensados, nos sentamos entre as mesas e os fios, e foi rolando umas piadas aos poucos, assim de mansinho...e o danado do bicho voltou e me mordeu, e não prestou, rsrsss...foi juntando gente, e juntando gente, e só gargalhadas , um daqui e outro de lá, e voltei aos velhos tempos, foi intuitivo - Uma tarde incrível !

Para se contar uma piada tem que ter o tempo certo, não pode enrolar muito, só um pouco, fazer um certo suspense com a cara de acordo com os personagens , sotaques, modos...nada de ansiedade, e nem rir para não estragar.

Engraçado é que me considero tímido, e muito , quando digo isso para a minha mulher ela ri , e diz com sarcasmo ; " Você tímido, faça-me o favor !!" - Acontece que para tocar violão e contar piadas em público eu não sou , então considero que tenha uma timidez seletiva.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 20/11/2018
Reeditado em 21/11/2018
Código do texto: T6507621
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.