Uma fila.

- Fui ao banco e só havia uma pessoa na fila !

Como assim, fila ?

- Uma pessoa não forma uma fila .

A palavra "fila" vem do latim " filum" , ao fio ou à linha, e uma pessoa é um ponto.

Esta palavra está ligada ao fio ( português) ou "filo" do espanhol, ou até mesmo do francês " file" ; a linha que se forma, a que também separa entre o lado de cá e o de lá.

Não gosto de fila, apenas as tolero, se for contar a vida que já perdi nelas, teria uma segunda vida , só de filas.

Rio quando vejo pessoas formando fila para pegar um frango assado na padaria aos domingos, e penso ; " putz...o que é isso, fila para o frango ?!" - Enquanto o funcionário fica destrinchando as aves com habilidade, jogando algumas moedas no bolso do avental- Hoje é domingo !

Dizem que em Portugal a chamam de " bicha" ( ?), e acredito que seja em razão das cobrinhas, que assim eram chamadas antigamente. Na Espanha, me lembro bem, eram chamadas de " cola", que significa " cauda", como se fosse o rabo de um animal.

Quando não haviam caixas eletrônicos os Bancos lotavam , eram várias filas gigantescas, de pé esperávamos com os cheques nas mãos, os caixas tinham um trabalho espartano, e uma paciência de Jó, pois o humor não era dos melhores . Os boletos e os carnês se pagavam nas lojas de departamentos, perdíamos muito tempo , viver era demorado, chegar em casa era uma odisseia.

Hoje os tempos são outros, mais dinâmico e prático, e dou "Graças a Deus " por isso. Se por um lado as pessoas se olham menos, por outro o tempo está mais valorizado, respeitam -se mais os compromissos.

Existe a famosa " fila índia", um atrás do outro, pois era assim que os índios investiam sobre os inimigos " caras pálidas", pois era mais difícil de serem vistos, de serem contados e ajudava a se protegerem entre si, deixando menos rastros na terra, já que pisavam na mesma trilha.

Na fila das vacinas da escola, eu procurava ser um dos primeiros, posição que não era difícil de conseguir, e assim me via livre do martírio da injeção. Antigamente as agulhas eram de aço, meio grossas , a gente chegava a ver o buraco dentro da agulha, e doíam mais , mesmo assim nunca chorei , o meu orgulho era maior do que a dor, achava feio os moleques que abriam o bocão.

Pior que isso é marcar um horário no médico e mesmo assim ter que esperar uma hora e meia, isso sim me deixa irritado, só porque alguém lá atrás resolveu se atrasar todos os demais ficam comprometidos.

Nota; Usei o nome " fila índia" no lugar de indiana de propósito ( por isso está entre aspas), pois esta formação nada tem a ver com a Índia ( indiana), está relacionada aos índios da América do Norte.

Nos países de língua hispânica a chamam de "fila índia", ao meu ver, corretamente.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 24/11/2018
Reeditado em 24/11/2018
Código do texto: T6510505
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.