Natal, renovação e sequência...

O Natal chegando e as velhas reflexões de sempre, o ceticismo chato que insiste em nos tomar pela mão...Não, não desta vez, quero pensar de outra forma, afinal falamos de Jesus, que significa esperança e renovação.

Sabe-se a data de sua morte ; 14 de Nisã ( Páscoa ) , pelo calendário judaico , cujo dia se inicia ao por do sol, corresponde mais ou menos ao final de março ou comecinho de abril, a margem de erro é pequena. Quanto a possível data de nascimento de Jesus, nada é mencionado na Bíblia, mas pelos pequenos e raros detalhes, os historiadores presumem que tenha sido próximo do fim do ano, lá pelo mês de novembro.

Na verdade, pouco importa, somos muito chatos, queremos saber de tudo o tempo todo, e às vezes o conhecimento nada acrescenta , como neste caso.

O Natal me traz nostalgia, um sentimento bom de saudade, pessoas importantes que passaram pela minha vida, "meus pastorzinhos", de outras épocas, das crianças brincando e pessoas cantando após a ceia.

No meu país, Natal se chama "Navidad" ( La noche buena), e não significa presentes, isso pertence ao dia de Reis ( o que faz sentido) , em janeiro. No fim do ano celebra-se o nascimento de Jesus, fazem pratos típicos, cantam-se músicas próprias da época ; os " villancicos navideños" , algumas destas canções vem lá de longe, do século XV ( Renascença) ,e não se conhecem os autores.

Como faço aniversário no dia 26, a festa sempre teve um sabor à mais, meus pais valorizavam a minha própria data.

Durante anos , escolhíamos por catálogo uma criança de orfanato, e lhe preparávamos uma cesta especial ; roupas, brinquedos , doces, incrementávamos com lápis de cor, livrinhos infantis e um cartão bem bonito. Comprados com muito carinho, como se fosse para um filho.

Entendo que hoje a festa é bem comercial, na verdade sempre foi, talvez um pouco menos que agora, mas não posso pensar nisso , preciso desviar o foco, filtrar o que realmente me interessa.

Gosto de árvore enfeitada, luzes piscando, sinos, Papai Noel, trenó com renas, presépios e tudo mais, só não faço isso em respeito a religião da minha esposa. Ela me diz que eu posso fazer o que quiser, mas não é tão simples assim , é evidente que esse parecer acaba me inibindo, então guardo essas coisas no coração, pelo menos é um lugarzinho todo meu.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 27/11/2018
Reeditado em 27/11/2018
Código do texto: T6512945
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.