Persuasão; uma arma ou um recurso ?

Alguns dizem que é uma arte persuadir alguém, mas isso pode ser legítimo ou não.

Persuasão é um tipo de hipnose emocional, e isso é um conceito meu, nunca li isso em lugar nenhum. Pode também ser apenas uma estratégia de convencimento, usando argumentos de tal forma que levam a outra pessoa à direção que você deseja, para uma coisa boa ou não.

Não há dúvida que é um jogo desonesto, e sendo assim não sinto que seja certo.

Convencer é uma coisa, persuadir é outra, e as duas andam em paralelo ,confundindo-se de tal forma que podem arruinar vidas.

Não posso usar a palavra " manipulação", pois está ligada a "mão", o que não é o caso, o que está em jogo é o cérebro. Não é preciso tocar as pessoas para persuadi-las. As palavras e o olhar tem muita força, até pessoas inteligentes e cultas são persuadidas e impelidas a realizar coisas absurdas.

Um exemplo claro disso foi o Nazismo de Hitler, que persuadiu milhões de alemães , pessoas acima de qualquer suspeita, cristãos decentes a cometerem atos brutais contra outra raça, ou será que todos os nazistas eram demônios ? - Claro que não ! Eu seria muito ingênuo se acreditasse nisso, que gente ruim só nasce num único lugar. Hitler persuadiu uma nação a acreditarem que eram superiores, que tinham o direito de se sobrepor e que aquela era a verdadeira solução para uma hegemonia, e que fortes poderiam fazer muito pela humanidade.

Outro exemplo que me lembro bem foi o do Pastor Jim Jones, líder do culto " Templo Popular", levando quase mil pessoas a um suicídio coletivo por envenenamento , em 1978.

Não quero convencer ninguém a nada, cada um que siga o que quiser, mas as vezes que quiseram usar essa tática comigo, pensei mais de uma vez ; " Não se deixe envolver, não perca a lucidez por nada neste mundo".

O livre arbítrio talvez seja a única ligação com a liberdade que realmente temos, " o direito de pensar ", já que a vida sempre nos impõe regras sociais , desde o período escolar até a despedida final, mas destas , estamos conscientes.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 28/11/2018
Código do texto: T6513768
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.