Odontologia e dentaduras.

           Me lembro que na minha infância muitas pessoas usavam dentaduras, e algumas (ainda jovens) eram banguelas, pois não se habituavam às dentaduras, usando-as somente para sair, como se fossem um par de sapatos novos.
           Pensava para os meus botões; " Deveriam colocar uma dentadura de um dente só ( o picotador), tipo Chico Bento, depois de um mês trocaria-se por uma de dois dentes ( tipo Mônica),  e assim por diante, até a pessoa se acostumar com a peça completa.
           Por este mundão afora, não eram poucas as criaturas que compravam os dentes na feira, na base do " experimente esta pra ver se lhe serve melhor  !" - E educadamente  o comerciante lhe oferecia o espelho para que vissem o novo sorriso -   Higiene zero !
           Eu tinha um certo medo de dentistas, eram sinônimos de tortura, mas tinha muito mais medo de um dia ter que usar uma dentadura, achava um artefato nojento, havia visto muitas nas  casas das pessoas, dentro dos copos. 
           Me lembro de ter conhecido gente com a dentadura solta, querendo escapulir da boca, que ao falar estalavam como um par de castanholas, parecia que iria sair  sapateando à seguir, dava até vontade de dizer " Olé !" .
          - Meu Deus, tomara que não espirre, se não vai morder o meu nariz !!!
            E aquelas pessoas que se atreviam a comer bananas e coisas assim, com  a boca banguela , "putz"...eu até evitava olhar !
            A odontologia é cara e o Brasil não assiste os mais pobres como deveria, o que já foi discutido inúmeras vezes por aqui.  Dizem que muitos males vem da falta de tratamento dentário, um foco para as bactérias e tal...alertam como sempre, fazem campanha e nada além disso, a solução mesmo, não vem ! 
            As Faculdades tratam as pessoas sem recursos, algumas tem convênio com o SUS, os atendentes são os alunos com assistência dos seus mestres, quem põem a mão na massa , ou melhor...na boca.  Tudo isso pode ser nobre e muito bonito, mas não deixam de usar os menos favorecidos como cobaias.
             Hoje em dia existem alimentos com menos açúcar, há mais informações , e se usa o implante, que ajuda bastante, é muitíssimo melhor e prático, mas ainda está longe do bolso dos mais humildes e o Estado continua moroso, para não dizer displicente.
             
 
            
            

            
 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 10/12/2018
Reeditado em 10/12/2018
Código do texto: T6523809
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.