Escolas sem Partido - Na minha visão .

Estudei durante as décadas de 60, 70 e 80, o que é bastante tempo, entre cursos largados e concluídos. Honestamente não me lembro de algum professor ter levantado uma bandeira ou feito algum discurso acalorado , penso que estas coisas aconteciam durante a Ditadura em algumas Universidades , como a USP, a Universidade Católica ou na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde os alunos eram mais engajados pela própria situação do país.

Durante o período em que fiz Faculdade, um ou outro professor, geralmente ligados as cátedras de Filosofia ou Sociologia, respondiam abertamente algumas perguntas, mas sem se aprofundar , pois havia ainda um temor no ar, e isso era visível.

Os alunos de minha época buscavam se firmar na vida, ajudar em casa , já que trabalhavam durante o dia e estudavam à noite, ninguém era filhinho de papai. O que sinto hoje é que a classe média mudou bastante, os alunos mais abastados limitaram a sua forma de pensar, são frutos da " geração conforto", e seguem os dogmas dos bem sucedidos pais,os mesmos que se preocupam mais com novos modelos de carros importados do que com a seca do nordeste.

O instrumento de trabalho de um professor é a orientação, informar e educar, mostrar da melhor maneira o que existe no mundo , prevenir os alunos e dar-lhes direitos e opções. Um professor não pode e nem deve ser manipulado, pois a lei da vigilância dada a adolescentes sem formação é uma arma perigosa. Casos absurdos já vem surgindo aos poucos, de delações infundadas e desproporcionais contra professores.

Não gosto de nada que tenha manual, a não ser para ligar e usar aparelhos eletrônicos e coisas assim. Nenhum pensamento livre pode encerrar-se em um livrinho capitulado e cheio de parágrafos. O saber não pode ser aprisionado, ninguém em sã consciência lecionará dentro da sua cátedra fazendo apologias pessoais, na prática isso não ocorre, é um medo sem sentido.

No meu entendimento a lei " Escola sem Partido" tira a pouca autoridade que um professor tem, delega poderes a pessoas despreparadas e cria um perigo real de consequências irreversíveis.

Nos pequenos frascos é que se guardam os piores venenos, o fascismo e o nazismo nasceram de pequenos arroubos, destruindo o mundo em grandes proporções.

Há mais malucos no mundo do que se possa imaginar, gente que toma sopa com ondas para a ervilha surfar enquanto se alimenta !

Felizmente o Projeto foi arquivado pela Câmara, e espero que nenhum maluco se atreva a retirá-lo da gaveta !

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 13/12/2018
Reeditado em 13/12/2018
Código do texto: T6525779
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.