O conhecimento e a cultura.

Já ouvi vários colegas do Recanto dizerem; " Todos tem o direito a escrever" - Perfeito ! Quem sou eu para contestar ?

Já disseram ; " Nem todos tiveram condições de estudar !" - Isso já é muleta, o conhecimento e a cultura se adquirem sem a necessidade de salas de aula - Basta querer.

O que uma Faculdade ensina são técnicas, as formações são sequências lógicas do conhecimento, uma organização de ideias que se completam. Aprende-se a melhor maneira de se aprender .

Não estou afirmando que uma pessoa sem instrução possa ser autodidata em medicina, engenharia, arquitetura ou seja lá o que for...não, claro que não, mas pode aprender a escrever direito e sem erros grotescos de ortografia, os bons livros quando bem lidos, dão todas as lições ao leitor, basta querer.

Adquirir uma cultura é de cada um, conheço muitos amigos e até parentes, que poucos bancos de escola frequentaram, no entanto adquiriram conhecimento, até mais do que muitos diplomados.

Lembram do " Pergunte aos universitários", do Programa do Silvio ? - Virou sinônimo de piada . Em um desses programas o universitário errou uma pergunta super simples de geografia, e o Silvio ( que é brincalhão), tirou onda do rapaz, que indignado e no alto da soberba , respondeu; " Estou fazendo medicina, não tenho obrigação de saber geografia "- Era melhor não ter aberto a boca !

A minha mãe estava no segundo ano primário quando a guerra a impediu de prosseguir, e sabia fazer as quatro operações, tinha uma ótima caligrafia, conhecia geografia, ciências, biologia, história e etc. Sabia sobre os pintores, os escritores do mundo, e tinha uma sede imensa de aprender, e por isso aprendeu. Para não se sentir inferior diante das demais pessoas.

Esta crônica é uma crítica aos que arranjam desculpas e se limitam sem motivo, aos que fazem os dias se tornarem iguais as noites, escuros.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 16/12/2018
Código do texto: T6528304
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.