Bancos e seus nomes.

         Os Bancos , assim como as pessoas e instituições , também tem um nome próprio, alguém em algum momento disse ; " Este Banco vai se chamar...", com base em alguma coisa.
         Por exemplo: O Itaú significa " pedra preta" em Tupi , ita (pedra) + o sufixo "u" (preta).  Tanto é verdade que o logotipo quadrado  era preto com o nome em branco, depois é que alguém o pintou de azul e amarelo  para abrasileirar ( talvez os tucanos), rsss..."Tô brincando ".
         O Bradesco é o famoso " Banco Brasileiro de Desconto", cujas palavras se "asanfonaram" , rsrsss...
         O Santander , que é espanhol nada mais é que " Santo André " , num espanhol arcaico ;" Sandemder", que deu o nome à cidade de Santander , o berço do Banco.
         A Caixa Econômica sempre se chamou assim, pois  a palavra caixa é usada em muitos países para se referir a "poupança", nos países hispânicos são as " Cajas de Ahorros" ( Caderneta de poupança), uma forma de atrair os pequenos investidores, pessoas do povo, os que guardavam os trocados nas caixinhas ou latas , e isso era bastante comum antigamente, o meu avô mesmo era daqueles que guardava em casa, e vivia contando e recontando , rsrsss...demorou para confiar em Bancos.
          O antigo Unibanco era o Banco Moreira Sales, que foi adquirindo outros Bancos menores como acionistas , formando a "União de Bancos Brasileiros", que também se "asanfonou" em Unibanco, e quando juntou forças com o Itaú, deixou de ser um conjunto,  voltando à condição de "unidade".
         
          PS: Não fiz pesquisa e se por ventura tiver alguma informação equivocada, me corrijam, terei prazer em corrigir.
          A palavra "asanfonada" foi usada por expressão livre, por isso está entre aspas.

          Espero que gostem !
         
        
       

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 02/01/2019
Reeditado em 02/01/2019
Código do texto: T6540818
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.