A foto da tribo.

Aqueles índios não conheciam o homem branco, nunca tiveram qualquer contato com a civilização, viviam quase no mesmo estágio desde seus antepassados, reclusos no meio da mata fechada do Amazonas. Nada sabiam sobre usar vestes , caçavam apenas para o dia, e cultivavam alguma coisa simples, como a mandioca para o seu sob produto.

Nunca viram um espelho na vida, e nem qualquer utensílio manufaturado, sequer imaginavam a existência de um país chamado Brasil, o mundo se resumia ao rio de águas frescas e abundantes e a grande clareira da tribo.

Um dia porém chegaram sertanistas, dizem que agentes da FUNAI, mas ninguém confirmou isso, e ficaram parados olhando assustados para os recém chegados, sem nada entender. Pareciam simpáticos, e um dos homens calmamente tirou uma foto dos índios, que nem perceberam, e a seguir se aproximou para mostrar a imagem a eles, que deram alguns passos para trás , receosos da luz na caixinha.

Aos poucos foram se achegando, um após o outro, e olhando curiosos a foto de toda a tribo até que todos cercaram o sertanista, e sorriram ao se identificarem uns aos outros, apesar de não se reconhecerem a si próprio.

Todos se pareciam na verdade, lá estavam eles, nus e com alguns adornos nos braços e nos cabelos ; as mulheres com crianças enganchadas à cintura, algumas barrigudas esperando filho, crianças de vários tamanhos, jovens guerreiros e idosos de pele queimada e flácida, como uma grande família .

Quanto mais olhavam mais iam se reconhecendo, se apontando uns aos outros, e rindo muito, era uma descoberta peculiar, mesmo que não soubessem quem exatamente eram , até que alguns indicavam a imagem dizendo " este é você ", então riam ainda mais, às vezes eram diferentes do que se imaginavam, mas isto nada queria dizer, pois todos estavam acostumados a serem iguais.

Acho que o espelho envaideceu o ser humano, pois passou a olhar a sua própria imagem, e admirar-se...esquecendo-se que ninguém é diferente em uma tribo, nem o cacique ou o pajé, pois eles também nunca haviam se visto. Eles apenas cumpriam a sua função , eleitos para isso, de forma natural , sem vaidade e da melhor maneira.

Um dos homens brancos lhes disse ; " Vocês estão no Brasil", e eles nada entenderam, o que importava era o seu pequeno mundo na mata e nada mais.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 22/01/2019
Reeditado em 22/01/2019
Código do texto: T6556984
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.