EMC- Educação Moral e Cívica.

Ao meu ver, essa disciplina foi criada durante o autoritarismo no Brasil, baixo um regime ditatorial de regras e doutrinações abusivas, portanto resgatá-la é um retrocesso.

A palavra "civismo" tem um grande significado quando em prática, na teoria porém, de nada vale. Entendo como civismo uma forma civilizada de pensar e agir em sociedade, fazendo de pensamentos atitudes , e de atitudes ações.

Fui estudante durante o regime militar, onde os governantes se esforçavam para amordaçar os jornalistas e os acadêmicos, os dois pilares cultos da sociedade brasileira, a comunicação e a cultura, enquanto as escolas primárias e secundárias eram facilmente dominadas, sem qualquer esforço, pois eram apenas crianças e adolescentes que nada sabiam de política, e não tinham discernimento.

A matéria em si era enfadonha, não entendia e detestava , e apesar de ser ótimo aluno, fazia apenas o suficiente para tirar a nota e passar. A disciplina era entediante, sem didática nenhuma, professores visando defender um regime de cabresto, e nas rádios só se ouviam o que era permitido, onde as bocas sensatas eram caladas pela repressão.

A propaganda da ditadura era grande, desde os slogans "Ame-o ou deixe-o ", " Este é um país que vai pra frente", " Avante Brasil", " Doem ouro para o bem do Brasil", e outras arbitrariedades mais, até as canções contratadas da dupla Dom e Ravel para acabar com o analfabetismo, ou a fracassada e dispendiosa Transamazônica.

Felizmente o meu pai era um homem muito culto (era economista), e politizado, e mesmo não se expondo, ele não deixava que entrássemos nessa esparrela. Sabia da nossa pouca idade, por isso nos dizia o mínimo para não sermos conduzidos pelo regime. Com ele aprendemos a calar, não entrar em divididas com os colegas, a nos manter serenos e confiantes, esperando por melhores dias.

Para mim, pelo que já vi em outros tempos, o EMC nada mais é que um livro de propaganda política, de doutrinação em massa, longe de ser um livro sobre a democracia e muito menos traduzindo o que entendo como " civismo".

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 05/02/2019
Código do texto: T6567441
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.