Nem a China é comunista como se imagina.

O mundo mudou muito nos últimos vinte anos, o comunismo mesmo "aquele" da década de sessenta, não existe mais em lugar nenhum. Ao que parece o seu fantasma mudou-se para a América do Sul, fazendo propaganda de posições políticas , e apenas isso.

Vez por outra leio por aqui alguém afirmando que acabamos de sair de um Regime Socialista, e me pergunto; " Por onde estive esse tempo todo que não consegui vê-lo e muito menos senti-lo ?".

Nem a China tem comunismo, o Capitalismo é cada vez mais forte e consistente , as suas empresas são abertas, negociam com o mundo todo, seguem regras de mercado, sentam-se na Casa Branca com frequência de vizinhos. A visão que temos está distorcida !

O Regime implementado por Mao Tse Tung em 1949 já não existe mais, não há mais totalitarismo , o seu povo não é oprimido como pensam, nem a mão de obra é escrava como na década de setenta e oitenta, as multinacionais fazem parte da economia, os inúmeros parceiros comerciais se instalaram fortemente, ensinam e aprendem com a mesma vitalidade. Aprende-se o mandarim como quem aprende inglês, cada dia mais e pelos mais diversos motivos.

A Rússia também não é comunista como pensam, apesar do rigor de algumas medidas do Putin, todas protecionistas. Calcula-se que entre a população 6 ou 7% continuam querendo a volta do regime, ou seja, uma minoria que certamente está entre os idosos, com tendências a diminuir ainda mais.

O Sistema de governo na Venezuela também não é considerado comunista pelos analistas políticos, que o consideram como um sistema híbrido , algo meio indefinido. Todos os interesses neste país estão relacionados a assuntos comerciais, o "petróleo". Nesta semana , Maduro pagou boa parte da dívida com a Rússia, USS 2,3 bilhões , o que prova do que acabo de dizer. A guerra não é ideológica como no tempo da 'Guerra Fria", é unicamente comercial. A Venezuela não tem amigos, tem credores.

Cuba ainda se mantém fechada, se bem que menos do que antes, vai se abrindo aos poucos, o que é natural. Eles sofreram muito com os EUA, a própria Guantánamo lhes fora roubada pelos americanos após a guerra da independência contra a Espanha, há mais de cem anos.

O Comunismo agoniza no século XXI, não há razão nenhuma para se falar dele como ameaça, ou ligar partidos de oposição aos velhos fantasmas do passado, até porque no passado eles também não existiam como dizem. A luta armada da década de 60 e 70 era contra a Ditadura Militar e instalação da Democracia, apenas isso. Há quem ame a Ditadura, afinal há gosto para tudo...só posso lamentar !

Esta é a minha visão sobre os fatos, um parecer meu, e no espaço democrático que o Recanto me dá , onde me permito registrar os meus próprios pensamentos, como prova de que vivemos sob uma liberdade de expressão.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 06/02/2019
Código do texto: T6568202
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.