A gaveta.

         Sabem de uma coisa? - Descobri que a gaveta apareceu antes da mesa.
         Havia uma necessidade de se guardar os objetos e coisas importantes, para que estivessem sempre à mão e nunca se perdessem espalhadas pela casa.
          A palavra gaveta significa recipiente, e o sufixo " eta" é um diminutivo, portanto " pequeno recipiente". Vem do provençal " gaveda", e do latim " gábata", ambos com o mesmo significado.
          Guardavam seus pequenos pertences , mas perceberam que ficavam expostos, as pessoas passavam e viam o que continha -  Já imaginaram uma gaveta solta na sala, sem mais e sem menos ?
           Sentiram então que faltava alguma coisa para guardar a tal gaveta, então pensaram em um "porta gaveta", que nada mais é do que a mesa atual.  No início acharam um desperdício, um "trambolhão" na sala de estar só para poder acoplar a "querida" gaveta, mas aos poucos foram percebendo que poderia ser bastante útil.
            Passaram a escrever sobre a mesa , que naquele tempo se chamava " mensa", que queria dizer ; " plano elevado", e não precisariam mais ficar levando a gaveta para cima  e para baixo, e nem escondê-la debaixo da cama, quando guardavam cartas ou dinheiro.
             Depois apareceu o criado mudo, cujo nome diverte tanto os estrangeiros , um nome realmente engraçado visto que quando os patrões precisavam da tal gaveta, tocavam a sineta e o criado " que nada dizia" , vinha trazê-la até a cabeceira da cama.   

             -  Certo gente, nada disto é verdade, é só uma brincadeira da minha parte, não se zanguem comigo, por favor, hoje é só segunda-feira. 

  

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 25/02/2019
Código do texto: T6583455
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.